Durante a manhã desta terça-feira (10) representantes das baianas de acarajé foram recebidas pelo secretário de assistência social Alfredo Menezes na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) para discutir o decreto de regulamentação da atividade. O desejo das profissionais é a legalização do trabalho e oferta de condições dignas para o exercício do serviço.
Para dar início as atividades, a Prefeitura de Alagoinhas deve providenciar o mapeamento das baianas de acarajé, realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), após o levantamento a SEMAS irá atuar com oferta de cursos de matemática financeira, manipulação de alimentos e atendimento ao cliente, todos via programa Bolsa Família. Além disto, o secretário Alfredo Menezes garantiu a realização de um seminário sobre os direitos e deveres das baianas de acarajé. “Nós temos muito interesse em regulamentar a atividade e vamos trabalhar para dar o máximo de suporte possível”, promete.
Com propósito de maximizar as ações a SEMAS atuará em parceria também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESEP) e Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). Além das contribuições da gestão municipal, as baianas contarão com o apoio da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), inclusive será criado um núcleo em Alagoinhas.