Prefeitura entrega fardamento a agentes de saúde do município

27 de fevereiro de 2019, 16:43

A Prefeitura deu mais um passo rumo a avanços na área da saúde em Alagoinhas. Com foco na garantia das condições de trabalho e dos equipamentos essenciais à proteção do trabalhador, a Administração Pública Municipal entregou, nesta quarta-feira (27), o kit com fardamento para agentes de saúde do município.

Imagem: Roberto Fonseca

Os itens distribuídos – com especificidades para quem trabalha no setor de endemias e para os agentes comunitários – devem proporcionar, aos profissionais, as ferramentas necessárias e condições favoráveis para que possam desempenhar com excelência as suas atribuições no atendimento à população.

No total, quase 300 kits foram entregues, com materiais que incluem bota de segurança, prancheta, lanterna, canetas esferográficas, 3 camisas (duas polo e uma com proteção UV) e, no caso de agentes de endemias, também uma sacola de lona equipada com pipetas, algodão hidrófilo, tubos de ensaio, giz de cera, bacia, bandeiras, cola, lixa, caderno, tubo de PVC, espelho e pesca larvas.

Imagem: Roberto Fonseca

“Sabemos da luta, das conquistas e das dificuldades, mas somos categoria única. Todos trabalhamos pela saúde de Alagoinhas e é tendo em vista esse trabalho que temos buscado melhorias”, pontuou a diretora da Vigilância, Catarina Dantas.

A diretora da Atenção Básica, Eliana Ferreira, ressaltou a necessidade de garantir melhorias, em todas as instâncias, aos processos de trabalho como forma de avançar no atendimento e nos serviços prestados à população.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, a entrega dos fardamentos reivindicados pela categoria reforça o comprometimento da gestão com a saúde do trabalhador. “Para cobrar resultados, eu preciso dar condições de trabalho. A questão do fardamento foi tratada de forma incisiva com a empresa licitada, que estava atrasada com a entrega. Então fizemos os encaminhamentos necessários, dialogamos com os agentes, com o sindicato, e hoje conseguimos oficializar o processo. É preciso reconhecer a importância do trabalho realizado pelos agentes de saúde, fundamentais para que consigamos avançar no atendimento às comunidades em Alagoinhas”, pontuou.

Imagem: Roberto Fonseca

Durante a entrega oficial realizada no IF Baiano, a secretária de saúde promoveu uma dinâmica entre equipe técnica da SESAU e agentes de saúde, em um momento de compartilhamento e interação que terminou em café da manhã oferecido pela secretaria.

Imagem: Roberto Fonseca

“Quero agradecer aos representantes aqui do governo na pessoa da secretária, que tem demonstrado, em poucos dias, que está no comando, com transparência e sinceridade no tratamento com a saúde. Alagoinhas precisa se orgulhar da saúde. O que essa mulher tem planejado, eu espero que ela continue, porque assim o povo de Alagoinhas poderá respirar qualidade em saúde”, afirmou o representante do SINDACS, Benivaldo de Melo.

Imagem: Roberto Fonseca

Para a agente de endemias Maria do Carmo, a “Kall”, que há 17 anos trabalha na Vigilância, a entrega realizada foi importante. “Pra sair um trabalho de excelência, é necessário estar com o equipamento, pra não ter falhas. Em uma falha, há um risco. Então é necessário ter condições de trabalho. Nós fazemos aquele trabalho de formiguinha, que é essencial. Eu digo que a gente é a fonte, o elo”, comentou.

Imagem: Roberto Fonseca

Segundo o prefeito Joaquim Neto, é compromisso da Administração Municipal garantir os instrumentos necessários ao trabalho dos profissionais. O gestor falou sobre os desafios do trabalho com a saúde e prometeu avanços ao setor. “Tenho dito que 2019 e 2020 serão anos da saúde e da educação em Alagoinhas. É enxergando essas duas áreas como prioridade que temos nos planejado. Ouço nas ruas a responsabilidade duplicada quando se trata de saúde. Precisamos nos aprofundar nos problemas e trazer melhorias efetivas à nossa população. Então tenho visitado as unidades de saúde do nosso município, temos agora Rosania, que é uma profissional comprometida, com uma extensa bagagem na área, e vamos avançar. Temos pela frente a construção de um Hospital Municipal, de uma nova Maternidade e, ainda nesse semestre, entregaremos a UPA de Santa Terezinha”, assegurou.

Imagem: Roberto Fonseca

A Secretaria de Saúde reafirmou o compromisso com os agentes e informou que outras iniciativas, como atividades de capacitação, informatização do sistema e a retomada do projeto “Cuidando do Cuidador” já estão em andamento como parte da política de valorização do servidor público municipal.

Confira as fotos: