Com foco no fortalecimento da ação social no município e na garantia de ações efetivas junto às comunidades, a Prefeitura inaugurou, no último domingo (17), a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito de Boa União.
A unidade conta agora com recepção, salas de atendimento climatizadas e brinquedoteca, em uma estrutura ampla, com acessibilidade e profissionais especializados para receber o usuário.
“Conseguimos realizar um grande sonho da comunidade. Lembro que, em 2017, quando assumimos o CRAS de Boa União, a comunidade sempre pedia ‘quero um CRAS mais atuante, que leve serviços para a comunidade, que ofereça oficinas, cursos profissionalizantes’. Estávamos em uma casa menor, com o número de usuários aumentando. Hoje temos um CRAS com acessibilidade, com mobilidade. Temos também salas de atendimento, uma brinquedoteca equipada, com materiais lúdicos, livros, sem contar as oficinas de boxe, dança, ginástica, flauta, violino, violão, capoeira. Antigamente, as comunidades não sabiam o que era o CRAS. Hoje estamos aqui, com o portão sempre aberto à população”, declarou a coordenadora do Centro de Referência, Lívia Figueiredo.
Para a subsecretária de assistência social do município, Ludmilla Fiscina, a nova sede faz parte de uma série de melhorias ao serviço, que incluem não apenas a garantia de uma estrutura adequada para receber a população, mas a ampliação do atendimento e das áreas de atuação junto à comunidade.
“O CRAS é a porta de entrada da assistência, então é de suma importância para o município. É também necessário ressaltar que fazemos um trabalho conjunto e que, na gestão de Joaquim, passamos a escutar a população para saber quais eram as oficinas que interessavam. A demanda passou a vir, então, da própria comunidade, que passou a escolher, democraticamente, as oficinas. Em cima disso, os profissionais desenvolvem as atividades”, pontuou Fiscina.
O secretário responsável pela pasta, Alfredinho Menezes, destacou que “o trabalho realizado na assistência social, desde 2017, é transformação”. Na solenidade de inauguração do espaço, o gestor falou sobre o trabalho da equipe e ressaltou o papel das ações articuladas que garantem direitos ao cidadão. “Hoje as comunidades estão sendo muito bem atendidas. Estamos no caminho certo. Vamos continuar avançando, com as ferramentas que transformam as nossas vidas e a vida das pessoas”, afirmou.
O prefeito Joaquim Neto enfatizou que os projetos sociais desenvolvidos nos Centros de Referência não se restringem a uma faixa etária específica e ressaltou que as melhorias fazem parte das ações de fortalecimento da política de assistência social do município. “Na linha de frente dessa política pública que deve chegar à população, estão profissionais comprometidos, que acompanham a dinâmica social, propõem atividades e ajudam o cidadão a ressignificar os espaços. É dessa forma que temos trabalhado. Era preciso trazer, para essa comunidade, mais conforto para os idosos, atividades lúdicas para as crianças, e estamos trazendo oficinas escolhidas democraticamente pela população. Fico muito feliz. É uma data especial para o distrito”, revelou.
Responsável por executar os programas e os projetos sociais desenvolvidos pelos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de prevenir situações de vulnerabilidade e assegurar o acesso à cidadania, o CRAS possui uma equipe multidisciplinar que, em Boa União, atende hoje cerca de 14 comunidades.
Para Maria do Socorro Arruda de Jesus, que mora há 32 anos no distrito, a nova sede significa um avanço. Eu gostei muito, porque aqui a gente tem mais espaço, fica mais à vontade, é uma casa boa, tanto pra mim quanto para os outros. E as meninas do CRAS são maravilhosas. Eu sempre gostei de todas. Cada vez mais, vai aumentando as coisas que elas propõem pra gente. Quando eu não venho, eu fico triste. Fico perguntando para as outras como é que foi. Agora mesmo tem até aula de dança, dia de terça-feira. A gente faz muita coisa aqui. Já fizemos artesanato, flores de jornal. Quando não é a palestra, temos atividade. Tem muita criança que ficava pela rua. Aqui eles vêm, brincam, fazem exercício. Ainda tem a merenda, que eles saem felizes da vida. Eu acho que tem muita coisa boa. A gente não precisa ir para Alagoinhas resolver as coisas. Tem algumas facilidades. Gosto muito daqui. Na SEMAS, também era bom, mas aqui está melhor, porque está em casa. Na hora que precisa resolver uma coisa, a gente tá aqui. Quer conversar? Tem as psicólogas”, comentou.
Com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores, o CRAS de Boa União atende 242 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos.
No distrito, são desenvolvidas oficinas de violino, futebol, dança, ginástica, flauta, violão e artesanato.
De acordo com a secretaria, além de incentivar a participação do público-alvo e de envolver a comunidade em atividades ligadas ao esporte, ao lazer, à arte e à cultura, as oficinas são um exemplo de ações articuladas que garantem direitos dos cidadãos.
A SEMAS informou que as atividades têm caráter permanente e que a intenção é atender a um número cada vez maior de participantes, abarcando as necessidades de cada localidade. As ações, segundo representantes da pasta, fazem parte do constante fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no município.
Além do prefeito Joaquim Neto e de profissionais da SEMAS, estiveram na inauguração da nova sede, em Boa União, a vice-prefeita do município, Iraci Gama, o secretário de desenvolvimento, José Edésio, o secretário de governo, Gustavo Carmo, o vereador Cleto dos Santos, popularmente conhecido como “Cleto da Banana”, e representantes locais, como Janete Alves, Claudemir da Paixão (“Dinho”), Doralice Santana Batista e Dona Maria de Lurdes, do Oiteiro.
Confira as fotos: