Prefeitura inicia a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19

15 de fevereiro de 2021, 20:58

Foto: Divulgação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta segunda-feira (15), à aplicação da segunda dose da vacina Coronovac, nos primeiros grupos prioritários: Idosos institucionalizados (e seus cuidadores), deficientes que vivem em Instituições de Longa Permanência, e profissionais de Saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia.

A segunda aplicação da vacina Coronavac compreende 1526 doses recebidas no dia 12 de fevereiro. Os primeiros idosos a receberem a segunda dose foram os do Lar Nova Esperança, com o acompanhamento do prefeito – que também é médico -, Joaquim Neto, seguidos de residentes em outras instituições, e trabalhadores da linha de frente que atuam em unidades de atenção básica. No total, 96 idosos e 155 trabalhadores da Saúde foram vacinados, nesta segunda-feira.

Foto: Divulgação

“A aplicação da segunda dose se faz necessária para que haja a produção eficaz dos anticorpos, e esse é mais um passo importante que foi dado pelo município. O planejamento, otimização da logística e o trabalho em equipe desenvolvidos pelos nossos profissionais de Saúde têm sido fundamentais para avançarmos nesse processo de imunização”, disse o prefeito Joaquim Neto.

Motivo de alívio para a equipe de funcionários do Lar Nova Esperança. “Temos 48 idosos institucionalizados,18 colaboradores, e a Secretaria de Saúde tem sido uma grande parceira nossa, desde quando começaram as primeiras infecções no Lar, em maio. Recebemos todo o suporte da secretaria, que montou uma equipe de profissionais aqui dentro, para cuidar dos doentes, e levou os que estavam mais debilitados para a UPA. Continuamos recebendo toda a assistência e monitoramento após às altas e à aplicação da primeira dose”, relata Neilma Arruda, Assistente Social da instituição.

O município, que foi o primeiro do estado a iniciar a vacinação, aplicou as primeiras doses no dia 19 de janeiro, e a programação de imunização com a segunda dose segue ao longo da semana, obedecendo a mesma ordem e o intervalo necessário entre as duas aplicações.

Vacinação da primeira dose

Até a última sexta-feira (12), o município já havia realizado 4.418 aplicações da primeira dose da vacina contra a Covid-19. Seguindo o Plano Municipal de Imunização, foram contemplados idosos institucionalizados (e seus cuidadores), deficientes que vivem em Instituições de Longa Permanência, profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia, idosos acima de 85 anos e demais trabalhadores da saúde elencados como grupos prioritários pelo Ministério da Saúde e pelo Plano de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB).

O município aguarda a chegada de novos lotes para aplicação da primeira dose em idosos acima de 80 anos e, de forma escalonada, avançar para o grupo etário a partir dos 75 anos, concluindo, assim, a vacinação dos idosos da primeira etapa.