Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da Secretaria de Saúde (SESAU), está realizando o cadastro individual para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da atuação dos agentes comunitários de saúde e de equipes volantes, nos bairros do município.
O preenchimento do cadastro segue determinação do Governo Federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento, a principal estratégia de transferência de recursos para as prefeituras. A medida é fundamental para o município enfrentar situações como a pandemia do novo coronavírus, além de garantir o cuidado contínuo realizado na prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, oferta de vacinas, medicamentos, realização de curativos, entre outros serviços.
Buscando qualificar e intensificar as ações do cadastramento da população, equipes da secretaria irão atuar também em horários diferenciados. A ação terá início pelo Conjunto Nulce Pereira, nesta sexta-feira, das 15h às 20h. Os próximos locais serão divulgados pelos canais oficiais da Prefeitura.
Os moradores deverão informar o RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. A validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde.
Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades de saúde. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.