Prefeitura investe em estratégias para o desenvolvimento da Educação e aproxima educadores da equipe técnica em acompanhamento às unidades de ensino

3 de outubro de 2019, 14:44

Apostando em modelos avançados de ensino, aproximando equipe técnica a coordenadores, professores e diretores das unidades escolares e promovendo ações estratégicas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), iniciou, no último mês, um cronograma de vistas, reuniões e acompanhamento às escolas da zona urbana e da zona rural de Alagoinhas.

A agenda positiva tem como foco suscitar reflexões acerca do fazer pedagógico dentro do contexto de cada comunidade, gerar debates efetivos sobre metodologias aplicadas, minimizar os índices de evasão, favorecer a aprendizagem e render encaminhamentos positivos, projetos e construções a partir do compartilhamento de saberes e experiências.

Foto: Divulgação/SEDUC

“O diálogo com os gestores, com os educadores que atuam em cada escola, é fundamental para que possamos abarcar, na proposta pedagógica, a realidade das nossas unidades de ensino. Falamos sobre frequência, debatemos formas de minimizar a evasão, de contribuir para a evolução do aluno na sua série escolar, para estimular e fortalecer a aprendizagem, reduzindo os índices de reprovação. O prefeito Joaquim Neto tem nos acompanhado e a ação faz parte, também, do que propõe o programa Educar pra Valer, do qual Alagoinhas participa e que tem como foco boas práticas de gestão para alavancar a aprendizagem dos nossos alunos”, pontuou a diretora pedagógica Suyane Cristina Ferreira, que tem visitado as unidades, ao lado do secretário municipal de Educação, Jean Afonso, da subsecretária da pasta, Keite Lima, e do prefeito Joaquim Neto.

Foto: Divulgação/SEDUC

Segundo o secretário Jean Afonso, o contato direto, a visita presencial e as reuniões para falar sobre o ensino em cada unidade refletem o comprometimento com que a gestão encara os avanços na área educacional e estimulam o envolvimento de todos os educadores por um objetivo comum, que é garantir a aprendizagem dos alunos matriculados na rede pública municipal. “O trabalho realizado e as ações colocadas em prática, com a participação da equipe SEDUC, dos professores, coordenadores, diretores e técnicos, demonstram uma perspectiva real de avanços educacionais. Temos um time incansável agindo, trocando, superando desafios, compartilhando, interligando, incluindo e promovendo uma transformação sistêmica nas nossas unidades”, salientou o gestor da pasta.

Os professores dos Anos Finais, que chegaram a ficar quase uma década sem formação específica, em Alagoinhas, agora contam com novos estímulos, capacitações, programas e subsídios para desenvolver o trabalho em sala de aula; mais que isso: a Secretaria Municipal de Educação quer ouvir seus profissionais, quer entender de perto as particularidades da rede e unir esforços por uma educação de qualidade tanto na zona urbana quanto na zona rural da cidade.

“Tenho acompanhado algumas das visitas e isso faz parte da política do nosso governo, que desde o início compreende a educação como uma área prioritária. É preciso falar sobre frequência, sobre reprovação, sobre métodos de aprendizagem, diagnóstico, leitura, formação. Os países mais desenvolvidos do mundo investem em Educação porque sabem o potencial transformador das salas de aula. Em Alagoinhas, não poderia ser diferente. Estivemos, no último mês, em São Paulo, falando e aprendendo sobre as práticas educacionais. É hora de socializar o que discutimos lá e incorporar ações exitosas à realidade dos nossos alunos aqui. Estamos avançando”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal, Joaquim Neto.

Foto: Divulgação/SEDUC

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) informou que as visitas às unidades são semanais, com um cronograma que prevê 40 escolas contempladas só na primeira etapa de acompanhamento. Já receberam a equipe técnica da secretaria as escolas As escolas visitadas foram: Álvaro Muller, Álvaro Palmeira, Adalgisa Santos, Menino Jesus, Luzia Margarida Pinto, Dom Avelar Brandão Villela, Mário Laert, Eraldo Tinoco de Melo e Roberto Santos, entre outras.

Além das visitas, a SEDUC comunicou que segue com formações continuadas, planejamento nucleado, seminários didáticos e ações intensificadas nas escolas.