Prefeitura lança CORUJÃO DA SAÚDE e leva atendimento à população no turno da noite

9 de outubro de 2019, 12:38

A Prefeitura lançou na noite da última terça-feira (8), em Alagoinhas, o “Corujão da Saúde”, uma iniciativa que prevê o funcionamento de unidades básicas de saúde em horário estendido.

A cada ação, uma unidade de saúde da zona urbana ou da zona rural funciona em horário diferenciado, no turno da noite, facilitando o acesso a consultas para pacientes que trabalham durante o dia e não podem se deslocar às unidades para o atendimento em horário comercial.

A primeira comunidade beneficiada com o Corujão da Saúde foi a da Unidade do Santo Antônio, no Pedro Braga, onde foram oferecidos consulta médica, atendimento odontológico, teste rápido, preventivo, massoterapia, tratamentos de beleza e vacinação, das 18h às 21h.

Foto: Milena Lima

Segundo a secretária de saúde, Rosania Rabelo, é mais uma ação que chega para fortalecer a cobertura no município e facilitar o acesso da população ao atendimento de qualidade. “O Corujão da Saúde chega com o intuito de atender àquela mulher que trabalha o dia todo e não consegue sair para buscar um atendimento no horário regular de funcionamento das nossas unidades, para aquela mãe que tem uma rotina atribulada no dia a dia e com o acúmulo de afazeres não pode ir até a unidade de saúde durante o dia, para a senhora que cuida da neta, no contraturno da escola, e não consegue ficar no posto para o atendimento. É uma ação que está dentro do projeto Saúde da Mulher, Saúde do Homem e que será realizada durante todo o mês”, ressaltou a gestora da pasta.

Foto: Milena Lima

O prefeito Joaquim Neto, que participou da 1ª ação do programa, esta semana, salientou que o Corujão significa mais saúde para as comunidades, mais atendimento, de uma gestão que transparente que busca estratégias para contemplar as demandas e necessidades apresentadas pela população. “É mais uma novidade da saúde. Estamos percorrendo as unidades da zona urbana e da zona rural. É com satisfação que a gente chega a uma unidade como esta, de casa cheia, com 2 médicas, dentista, equipe trabalhando, atendimento humanizado. É com muita satisfação que estamos trazendo, gradativamente, avanços significativos para o atendimento à nossa população”, destacou o Chefe do Executivo Municipal, que aproveitou para anunciar as obras da unidade de saúde da Baixa da Santinha e do Santo Antônio, que serão realizadas pela gestão municipal.

Foto: Milena Lima

A localidade não será a única beneficiada com o programa. As ações do Corujão acontecem, nesta quarta-feira, na Unidade de Saúde Flávio Cavalcante, também das 18h às 21h. O Corujão da Saúde é voltado especificamente à integralidade do cuidado à mulher no Outubro Rosa.

Para a moradora Noemia Maria de Castro, do Alto do Santo Antônio, que compareceu à unidade de saúde para os atendimentos, na última terça-feira, a ação positiva traz reflexos diretos para a população. “É uma positividade na vida das mulheres. A maioria das pessoas às vezes não tem oportunidade de se cuidar, não sabe nem por onde começar e, encontrando uma oportunidade como essa, a pessoa sai satisfeita, porque está sendo bem acolhida. Eu fui convidada pela minha agente comunitária, estou adorando. Cheguei aqui, eu não aguentava virar o pescoço. Tomei uma massagem e estou me movimentando toda. Eu mesma nunca tive um dia desses. É a primeira vez, em 25 anos de trabalho. Estou amando”, relatou Noemia Castro durante o Corujão.

O Corujão da Saúde será realizado durante todo o mês e o cronograma de atividades está disponível através do link: https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/corujao-da-saude-prefeitura-estende-horario-de-funcionamento-das-unidades-de-saude-em-alagoinhas/.

Confira as fotos: