Prefeitura mobiliza equipes para a vacinação in loco de pacientes acamados

13 de abril de 2020, 17:57

A Prefeitura dá continuidade, esta semana, à imunização contra Influenza, seguindo a campanha nacional e, voltada ao público prioritário de idosos, mobiliza equipes para a vacinação in loco dos pacientes acamados da área de cobertura de Alagoinhas, ou seja, os profissionais atendem, em domicílio, as pessoas acima de 60 anos que não puderam se deslocar aos pontos volantes para a imunização.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que estruturou um cronograma para atender aos pacientes acamados tanto da zona urbana quanto da zona rural de Alagoinhas. “Temos adotado estratégias para evitar a aglomeração, e a vacinação nas residências, pelas nossas equipes, faz parte da preocupação da gestão municipal em assegurar a imunização do público-alvo, principalmente daqueles idosos com mobilidade reduzida, que não puderam ir aos nossos pontos volantes de atendimento, mas a ação faz parte também do cuidado que temos em priorizar o público de maior risco, evitando a exposição, nesse momento de pandemia, e cumprindo com aquilo que determina o Departamento de Imunização do Ministério da Saúde”, destacou a gestora da pasta, Rosania Rabelo.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Embora não seja eficaz contra a COVID-19, a vacina auxilia os profissionais de saúde no que se refere ao diagnóstico para o coronavírus, já que existem semelhanças entre os sintomas.

Na manhã desta segunda-feira (13), a vacinação foi realizada junto a pacientes da região do Buri, com atendimentos para imunização também na área do Mangalô, do Barreiro e na microárea de Riacho da Guia. Na terça (14), pela manhã, equipes estarão atuando no Tombador e na área de Portões, além da região de Riacho da Guia onde a imunização já foi iniciada. Paralelamente, mas também no turno da tarde, a vacinação in loco continua no Mangalô e na área da Urbis III. Na quarta-feira (15), as equipes se deslocam à Associação de Moradores da região do Espinho, imunizando também pacientes acamados da área de Nova Brasília, do 21 de Setembro e das microáreas Sauípe – Espuma e Miguel Velho – Jorrinho.

O agendamento para vacinação de acamados pode ser realizado nas próprias unidades de saúde de referência ou através dos agentes comunitários e, no caso dos pacientes de áreas descobertas, o contato deve ser realizado através da Vigilância Epidemiológica pelo telefone (75) 99826-8956.

A partir de 16 de abril, quando começa a 2ª etapa da campanha nacional, serão imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A SESAU informa ainda que mantém a modalidade de vacinação Drive Thru, das 8h às 12h, na Estação de Transporte Alternativo, para o público-alvo.