Prefeitura outorga ao escritor Antônio Torres o título de homenageado permanente da Festa Literária de Alagoinhas (FLIA)

28 de novembro de 2018, 13:28

O escritor Antônio Torres, filho do Junco, abriu a programação oficial da 1ª Festa Literária de Alagoinhas (FLIA), na noite da última terça-feira (27), relembrando as “luzes verdes” do interior baiano, onde estudou.

Na solenidade em que recebeu da Prefeitura o título de homenageado permanente da FLIA, o escritor esteve acompanhado de sua mãe, Dona Durvalice. Aos 78 anos, o intelectual, ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, relembrou as histórias do menino que, à época, ainda não imaginava, mas se tornaria um dos maiores representantes da literatura brasileira.

Foto: Roberto Fonseca

De volta à terra que, nos anos 50, o nutriu de sonhos, com os clássicos da literatura e os professores do Ginásio, Antônio Torres falou sobre o estímulo ao ato de escrever, o contato com os livros e o desenvolvimento da cidade que viu em outros tempos. “De todas as homenagens que recebi nessa vida – algumas delas neste vasto estado da Bahia – a mais tocante para mim é esta, desta cidade, que aqui me despertou todos os sonhos, aqui me abriu as suas bibliotecas”, afirmou o escritor.

O convite ao intelectual partiu da vice-prefeita e secretária da pasta de Cultura, Iraci Gama, que dirigiu palavras à Durvalice, mãe do homenageado, citando excertos que transcreviam – e transportavam – à emoção compartilhada do momento em que assistiu, no Rio de Janeiro, ao escritor nordestino que assumia a cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras.

Foto: Roberto Fonseca

“Nascido no Junco, região onde é hoje Sátiro Dias, ele vem para Alagoinhas para estudar e é dentro dessa relação que ele vai descobrindo as possibilidades de expressão do pensamento pela linguagem escrita, então é um escritor da região do semi-árido que tem uma relação profunda com essa terra e nós não poderíamos deixar de homenageá-lo”, enfatizou Iraci Gama.

O prefeito Joaquim Neto discorreu sobre o escritor que ganhou o mundo, traduzido em mais de 15 países, e relembrou a primeira leitura de “Essa Terra”, destacando as contribuições inestimáveis do intelectual para a literatura.

Foto: Roberto Fonseca

O Secretário de Educação de Sátiro Dias, Júlio César, a professora Normandia Azi, e a presidente da Casa do Poeta (CASPAL), Madrilena Berger participaram da solenidade. O evento contou também com homenagens da escritora Cristiane Alves a Antônio Torres e com a presença de alunos da Escola Marco Maciel, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que prestigiaram o escritor.

Foto: Roberto Fonseca

O evento foi aberto ao público e a programação da FLIA segue até esta quinta-feira (29), com bibliotecas comunitárias, contação de estórias, apresentações teatrais, lançamentos de livros, dinâmicas com bonecos e declamação de poemas.

A programação completa pode ser acessada através do link: https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/1a-festa-literaria-de-alagoinhas-comeca-nesta-terca-feira-27/.

Confira o álbum de fotos:

SECET - Homenagem Antonio Torres

Imagens: Roberto Fonseca