Prefeitura promove capacitação em regulação médica das urgências para profissionais do SAMU

26 de setembro de 2019, 12:50

A Prefeitura promoveu, na última quarta-feira (25), uma capacitação em regulação médica das urgências voltada a coordenadores das bases descentralizadas e a profissionais de unidades de referência de outros municípios.

A atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela equipe do SAMU Regional de Alagoinhas, contou com a participação do coordenador geral Paulo de Tarso Abraão, referência na área e um dos criadores da portaria 2048 do Ministério da Saúde. O coordenador de enfermagem do SAMU Alagoinhas, Rogério Dourado, também contribuiu para as discussões propostas.

Foto: Divulgação SAMU

Segundo a coordenadora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município, Silvia Telles, o treinamento incorporou a carga horária da capacitação inicial dos novos profissionais da regional de Alagoinhas, e contribui para o fortalecimento da rede de urgência e emergência.

Foto: Roberto Fonseca

Para a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, que abriu a formação, o foco é garantir, na ponta, ao usuário, um serviço qualificado, com acolhimento humanizado, resposta rápida, regulação eficiente e equipe capacitada para atender prontamente aos chamados, conforme estabelecem os protocolos nacionais de intervenção.

Foto: Roberto Fonseca

Também participaram do treinamento coordenadores das bases descentralizadas e coordenadores de Unidades de referência dos municípios da região. Estiveram presentes representantes de Araçás, Aporá, Inhambupe, Catu, Rio Real, Sátiro Dias, Esplanada, Crisópolis, Olindina, Itanagra e Itapicuru.

Confira as fotos:

Foto: Divulgação SAMU