Prefeitura promove evento em comemoração ao Dia do Feirante

27 de agosto de 2018, 11:33

Como parte da homenagem ao Dia do Feirante, comemorado no dia 25 de agosto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura (SEMAG), preparou uma programação com relatos, palestras e sorteios para esta terça-feira (28).

“Como a data caiu no sábado, dia 25, a Secretaria Municipal de Agricultura, organizadora do evento, decidiu comemorar na terça-feira, que é um dia de pouco movimento na Central de Abastecimento”, afirmou o secretário responsável pela pasta, Geraldo Almeida.

Nacionalmente, a data é comemorada desde 1914, quando foi realizada a 1ª Feira Livre do Brasil, no Largo General Osório, em São Paulo, e o hábito de vender diretamente ao consumidor virou tradição regulamentada em lei.

Em Alagoinhas, o principal mercado popular de abastecimento da população tem 30 anos de existência e conta com mais de 2.300 feirantes cadastrados, que trabalham diariamente comercializando produtos variados. De acordo com Geraldo Almeida, é pensando em homenagear essas pessoas, que atuam em diferentes segmentos, mantendo o abastecimento da cidade e atendendo cuidadosamente ao público, que a SEMAG preparou uma programação completa nesta terça-feira.
O evento é gratuito e começa a partir das 8h, no IF Baiano/campus Alagoinhas.

Confira as atividades programadas:

8h – Recepção aos participantes com um lanche
9h – Culto ecumênico
9h30 – Abertura, com a presença do prefeito Joaquim Neto
9h50 – Relato da evolução da Central de Abastecimento no governo Joaquim Neto
10h10 – Palestra “Como o feirante poderá tornar-se um Microempreendedor Individual”, a cargo do SEBRAE
10h30 – “Apoio do Credibahia ao Feirante”, a cargo da SEDEA.
10h50 – Palestra “Prática de Manipulação de Alimentos: uma ferramenta para garantia da segurança alimentar”, ministrada pelo prof. Henrique Reis Sereno, a cargo do IF BAIANO.
11h20 – Sorteio de brindes e encerramento.