Prefeitura promove Feira de Saúde e Bem-Estar no CAPS III

22 de maio de 2019, 19:16

A Prefeitura promoveu, nesta quarta-feira (22), uma Feira de Saúde e Bem-Estar no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), com aferição de pressão, tratamentos de beleza, música e vacinação direcionados aos pacientes da unidade.

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), mobilizada pela luta antimanicomial, que, caminhando em consonância com os movimentos impulsionados no último dia 18 de maio, apoia a campanha nacional e traz, para a centralidade das ações desenvolvidas, também a importância do diálogo, do acolhimento e da criação de espaços que, cada vez mais, encorajem o exercício da cidadania e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais para pacientes psiquiátricos.

Foto: Roberto Fonseca

“É uma data bem simbólica para o CAPS. Então a gente trouxe essa proposta de fazer um evento para os usuários. Nossa intenção foi promover essa feira de saúde e bem-estar propondo não apenas o cuidado em saúde mental, mas o cuidado holístico como um todo. Tivemos tenda de massoterapia, auriculoterapia, verificação de pressão arterial, vacinação, espaço de beleza e música, com nosso enfermeiro Paulo, que ministra uma oficina de música aqui”, pontuou a coordenadora Valeska Oliveira.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a diretora de Assistência em Saúde, Emília Libório, a ação compõe a rede de cuidados em saúde no município e faz parte do compromisso da gestão com a população no que se refere ao atendimento qualificado em todos os setores da saúde. “É um momento diferenciado, com vários atendimentos, então eles se sentem valorizados, mais acolhidos. O acolhimento humanizado é prioridade da nossa secretária, Rosania Rabelo, que prima por isso e tem salientado a importância desse cuidado. Nosso intuito é oferecer serviços cada vez mais qualificados à população”, ressaltou.

Foto: Roberto Fonseca

Magnólia de Lima Araújo, que participou da Feira, gostou da iniciativa. “Estou achando uma maravilha. Hoje mesmo já participei da massagem, já relaxei, fiz acupuntura e agora estou aqui no salão para ver se fico mais bonita. Estou amando esse dia. Agora vou lavar o cabelo, dar escova e me maquiar”, relatou, na manhã desta quarta-feira.

Todos os atendimentos da Feira aconteceram na própria unidade do CAPS III, das 8h às 13h30.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a Secretaria de Saúde, o Centro, completamente revitalizado no último ano, pela Administração Pública Municipal, funciona com 5 leitos de plantão, com acolhimento também noturno, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes. A SESAU comunicou ainda que uma equipe multidisciplinar atua na unidade e que o encaminhamento para o CAPS III pode ser feito pelas unidades de saúde do município.

Confira outras fotos da ação: