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Prefeitura promove formação do projeto Floresta Escola para educadores da Escola Municipal Eraldo Tinoco


3 de setembro de 2019, 17:04

Docentes da Escola Municipal Eraldo Tinoco participaram, na última semana, de uma formação do projeto Floresta Escola, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) com foco na promoção de atividades de educação ambiental e de conscientização nas escolas.

Em Alagoinhas, a ação é integrada: o Floresta Escola conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) para despertar o interesse dos alunos sobre o tema e para levar ações efetivas às unidades de ensino do município.

“O Floresta Escola é um dos projetos que compõe o programa ‘Alagoinhas 3+’, e o objetivo principal é criar, nas escolas, atividades que permitam e fomentem reflexões a respeito de atitudes conscientes, impacto ambiental, preservação e sustentabilidade. A escola é, de longe, o lugar mais adequado para essas práticas, não apenas por se tratar de um ambiente de aprendizado, mas porque nesses espaços conseguimos formar multiplicadores”, salientou o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio Cardoso.

Na Escola Municipal Eraldo Tinoco, a repercussão das atividades desenvolvidas junto aos educadores, como parte inicial do projeto, foi positiva. “Trazer para a escola esse projeto é fomentar na criança o desejo de melhoria enquanto cidadão pela questão ambiental. E essa parceria entre as secretarias é importante, porque a educação não anda sozinha. A SEDEA, a SEDUC e todas as secretarias têm que dar as mãos e isso tem acontecido. Estamos de braços abertos recebendo o projeto Floresta Escola”, pontuou a diretora da unidade escolar, Railda Valverde.

Foto: Divulgação/SEDEA

Para a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Luma Menezes, que também participa da iniciativa, as discussões que o projeto propõe são fundamentais e urgentes, sobretudo no que tange à responsabilidade ambiental. “A educação ambiental é um tema que deve fazer parte da formação das nossas crianças e a parceria entre secretarias, através do governo, possibilita que isso aconteça. A escola tem a oportunidade de fazer diferente, de incentivar uma transformação a partir das crianças. Essas crianças serão os jovens, os adultos do futuro e, com a conscientização, teremos uma perspectiva mais consciente. A minha visão sobre o projeto, minha expectativa, é de que seja transformador”, ressaltou.

Foto: Divulgação/SEDEA

Além do debate teórico, a formação ministrada aos docentes contou também com a realização de uma dinâmica sobre a importância do diálogo na educação. Chamando os participantes com a frase “Quem não se comunica se complica”, a atividade levou, para a formação, o papel fundamental da troca, da interação, da empatia e do compartilhamento no compromisso pela educação ambiental.

“O objetivo da dinâmica foi trabalhar, de forma interativa, a importância do falar associado ao escutar. Dialogamos também com a comunidade docente sobre as bases do projeto Floresta Escola, tratamos sobre a importância da educação no contexto do ambiente escolar e debatemos temas críticos ao cenário atual no que se refere às mudanças climáticas e à urgência de se discutir impactos ambientais e unidades de conservação”, afirmou a ecóloga da SEDEA, Arivânia Santos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) informou que, tanto para os profissionais das secretarias envolvidas no Floresta Escola quanto para os profissionais da Educação, que abraçaram a proposta, essa tríade entre receptividade, entusiasmo e vontade de fazer com que o projeto seja de fato uma ferramenta renovadora na educação é um dos pontos-chave para o sucesso da iniciativa.

Nesta quarta-feira (4), a formação deve ser estendida a pais e alunos, que participarão de atividades propostas no período matutino.

Foto: Divulgação/SEDEA

 

 

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