A Prefeitura, através da Ouvidoria Municipal, realizou, na manhã desta quinta-feira (11), mais uma edição da Ouvidoria Kids, que leva estandes das secretarias, atendimento médico, odontológico e serviços gratuitos à população.
Voltada especificamente ao público infantil, a ação contou também com brinquedoteca, escovação, corte de cabelo e “cantinho do cuidado”, em uma estrutura montada no estacionamento da Prefeitura.
O intuito, segundo a Ouvidoria, era não só atender às demandas da população, oferecendo serviços clínicos e odontológicos às crianças, como também promover atividades educativas em um espaço de lazer, aprendizado e diversão para as famílias.
“A ação faz parte do conjunto de realizações da Ouvidoria Ativa, que prioriza o encontro com a população e uma aproximação efetiva com a comunidade. Este ano, estamos trazendo serviços que não tivemos a oportunidade de trazer ano passado. Colocamos também som ao vivo para as crianças. Além do divertimento, o objetivo é amparar esse público com serviços de qualidade, tanto dos setores públicos quanto dos parceiros da iniciativa privada”, pontuou o ouvidor municipal David Ribeiro.
Segundo ele, através da ludicidade, das brincadeiras e jogos, a Ouvidoria buscou também aproximar o público infantil da Administração Municipal, apresentando às crianças o papel do prefeito, a importância das secretarias e o trabalho desenvolvidos nos segmentos da esfera pública. “É fundamental estarmos formando o nosso futuro. É por isso que a Ouvidoria Kids está propondo, nesta atividade, mostrar também as atribuições de uma Prefeitura. A busca por soluções começa desde cedo, quando o aluno se torna capaz de responder às situações, de procurar significados e formas de agir. São as crianças o futuro de nossa cidade e não temos medido esforços para garantir que elas tenham acesso a todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento”, afirmou Ribeiro.
E não foram apenas as crianças que se beneficiaram com a ação. De acordo com a Ouvidoria, por entender que pais, avós, tias e tios muitas vezes acompanham as crianças, os serviços não foram limitados exclusivamente à faixa etária, embora contasse com dedicação exclusiva às crianças. “Queremos contemplar democraticamente a todos os públicos, às famílias em geral”, destacou o ouvidor.
Ieda Rocha, que aproveitou a oportunidade para verificar pressão e glicemia, aprovou a iniciativa. “Achei maravilhoso, nota 10!”, disse. Thaís Barbosa, que levou o filho de 3 anos, Thiago, para a ação, também gostou dos serviços. “Vi através das redes sociais. Estou sendo muito bem atendida. É muito bom ter esse tipo de ação, que traz cultura, lazer e atendimento para as crianças”, comentou.
Talita Santos, de 7 anos, aproveitou o estande do Instituto Mix para esmaltar as unhas e ficou feliz com o resultado. “Estou gostando bastante”, revelou.
A Ouvidoria destacou a importância dos parceiros da iniciativa privada, como a Faculdade Santo Antônio, o Grupo Hinode, o CETASS e o Instituto Mix, entre outros, que contribuem e participam ativamente das propostas, e informou que novas ações devem ser realizadas ainda este ano no município.
O secretário municipal de assistência social, Alfredinho Menezes, também prestigiou a iniciativa, que começou às 8h e seguiu até as 12h, no centro de Alagoinhas. Os atendimentos foram gratuitos e a ação contou com o apoio do Ônibus Móvel da Saúde.
A Ouvidora Municipal de Catu também compareceu ao evento e ressaltou a importância de diálogo entre as ouvidorias para o fortalecimento do canal direto entre gestões municipais e população.