Prefeitura realiza parceria e leva projeto de psicologia à Guarda Municipal

7 de maio de 2018, 17:19

A Prefeitura de Alagoinhas, através de parceria entre Secretaria de Saúde (SESAU), Faculdade Santíssimo Sacramento e Guarda Civil Municipal (GCM) formalizou hoje (7) a promoção de atividades que deverão ser desenvolvidas por alunos do 9º semestre do curso de psicologia junto à Guarda Municipal, com atendimentos individuais e dinâmicas em grupo oferecidos a todos os 155 profissionais da corporação.

De acordo com a guarda municipal Renata Fortaleza, o objetivo da parceria é cuidar da saúde mental no acolhimento a esses profissionais. Para a psicóloga Edla Raiane, da Faculdade Santíssimo Sacramento, a intenção é também acolher aos profissionais que se revezam em turnos de afazeres e responsabilidades para identificar de que forma o trabalho afeta a vida pessoal deles. “Tenho dito que é importante que eles abracem essa oportunidade”, pontuou Edla Raiane.

A GCM informou que a iniciativa partiu do secretário de saúde, Moacir Lira, que enxergou na parceria entre instâncias municipais e alunos do curso de psicologia uma oportunidade de projeto com resultados efetivos para todos os envolvidos.

Segundo a GCM, as dinâmicas em grupo serão obrigatórias e deverão ser realizadas apenas com o grupamento móvel, enquanto os atendimentos individuais serão disponibilizados para todos os profissionais que manifestarem interesse em participar das sessões.

“Essa ideia partiu da preocupação com a saúde mental de nossos agentes, haja vista que, devido à nossa profissão, estamos diariamente envolvidos em inúmeras ocorrências. Como eu sempre falo, o principal ativo na GCM é nosso capital humano”, ressaltou o comandante da Guarda Municipal, Allan Matos.

No total, 7 estudantes do 9º semestre e do curso de extensão em Gestalt Terapia da Santíssimo Sacramento realizarão os atendimentos com supervisão da psicóloga Samai Alcira.

Os alunos Matheus Santos, Edla Raiane, Edla Capinam, Drucila Carvalho, Daiane Game, Maria Lúcia Araújo e Priscila Lima devem compor o núcleo de psicologia que fará os atendimentos de segunda a quinta-feira, na sede da Guarda Municipal de Alagoinhas.

Foto: Divulgação/GCM