Prefeitura reinaugura unidade de Saúde da Família do Jardim Petrolar completamente revitalizada e anuncia conjunto de obras que deve beneficiar a comunidade

11 de junho de 2018, 16:30

“É preciso vestir a camisa da saúde”. Foi com esta declaração e ressaltando a importância do cuidado à atenção básica que o secretário municipal de saúde, Moacir Lira, reinaugurou, no último domingo (10), a Unidade de Saúde da Família do Jardim Petrolar, completamente revitalizada pelo poder público municipal.

A obra contou com indicação de emenda parlamentar do deputado Paulo Azi, que destinou R$ 422.150 para a revitalização da unidade, dos quais R$ 102 mil, segundo a Secretaria de Saúde, foram destinados à aquisição de equipamentos. A ação contou ainda com apoio do ex-vereador Djalma Santos, que também buscou recursos para o processo de transformação do espaço.

“A porta de entrada de saúde é a atenção básica. Precisamos cuidar disso, porque muitos problemas podem ter resolutividade no posto de saúde, sem precisar utilizar a especialidade, sobrecarregar o hospital, então é mais um equipamento que a gente entrega nessa perspectiva. Esperamos que a população possa usufruir bem e cuidar bem disso”, afirmou o secretário Moacir Lira em sua primeira reinauguração à frente da pasta.
Com a requalificação, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Petrolar passa a ter capacidade para receber 2 equipes de saúde, que devem trabalhar de segunda a sexta-feira atendendo a população com serviços médicos, odontológicos e de enfermagem.

“Dentro do que preconiza o Ministério da Saúde, com o número de famílias que o bairro comporta, o Petrolar vai ser o primeiro bairro de Alagoinhas a ter 100% de cobertura nos atendimentos da atenção básica à saúde e vai se tornar modelo, referência para implantação em outras localidades”, pontuou o prefeito Joaquim Neto durante a cerimônia de reinauguração.

O deputado federal Paulo Azi reafirmou a importância do investimento prioritário à saúde e destacou que potencializar o serviço de atenção básica é promover ações que, em conjunto, devem contribuir para a prevenção de agravos, gerando impactos efetivos na qualidade de vida da população. “Precisamos lembrar que o Petrolar é a porta de entrada de Alagoinhas. É o primeiro bairro para quem chega à cidade, e foi também o bairro onde o prefeito Joaquim iniciou a sua carreira profissional, então é com muita satisfação que entregamos esta unidade completamente revitalizada”, explanou.

A inauguração deste domingo aconteceu paralelamente à Feira de Saneamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que ofereceu, das 8h às 12h, nas adjacências da Unidade de Saúde, serviços gratuitos de fisioterapia, odontologia, orientação jurídica e tratamentos de beleza, dentre outros atendimentos.

Quem gostou da iniciativa e da unidade revitalizada foi a moradora Aidê Leão Dourado, que mora há 8 anos no bairro. “Antes era uma bagunça. Quando você vinha aqui, não achava uma ficha, nada. Agora, minha filha, aqui para a saúde, no bairro, vai ser bom, porque você, em alguma emergência, já tem um posto aqui para te atender, verificar pressão, fazer os exames. A gente precisa fazer um preventivo, um ultrassom, uma mamografia. Tudo tinha que ir para o hospital ou para outro posto e, aqui, tendo tudo isso, vai ser ótimo”, comentou.

Barbara Cristina Ribeiro, que reside há 20 anos no Jardim Petrolar, concorda. “Eu estou gostando. Estou achando muito bom. O atendimento está ótimo. Tomara a Deus que continue assim. Antes era um pouco complicado, porque a gente tinha que acordar muito cedo. Tinha gente que vinha 2h, 3h da manhã, às vezes não achava ficha”, desabafou.

O prefeito Joaquim Neto aproveitou a presença da comunidade para anunciar, na ocasião, melhorias também no setor de infraestrutura. Segundo ele, a equipe técnica da diretoria de obras já iniciou as intervenções na Rua Santos Dumont e na travessa Santo Cristo, popularmente conhecida como “Rua da Dires”, a rua da Diretoria Regional de Saúde, mas deve estender o trabalho também à Rua São José e à Santa Maria, que serão contempladas com pavimentação, drenagem, calçada, sinalização e acessibilidade.

A Secretaria de Infraestrutura (SECIN) informou que o procedimento nas vias do bairro já está em andamento e a Secretaria de Saúde (SESAU) aproveitou o embalo de boas notícias para divulgar que o bairro poderá contar, em breve, também com uma academia de saúde para a população.

Segundo o prefeito Joaquim Neto, o conjunto de investimentos na localidade faz parte das ações municipais que buscam trazer qualidade de vida à população. Ele enfatizou que a preocupação agora é saneamento básico, já que pretende tornar o Jardim Petrolar também o primeiro bairro de Alagoinhas com cobertura total de rede de esgoto e água tratada. “Vamos dar um grande salto de intervenções nessa região e o bairro será exemplo em saneamento, atendendo ao nosso propósito de aumentar consideravelmente o percentual de cobertura em rede de água e esgoto no nosso município”, finalizou.

SESAU - Unidade de Saúde da Família - Jardim Petrolar.