Prefeitura reinaugura Unidade de Saúde do Estevão, completamente requalificada pela gestão

4 de outubro de 2018, 17:04

Com foco em suprir as demandas e necessidades da Atenção Básica, porta de entrada do sistema de saúde, e garantir a prestação de serviços de qualidade tanto na zona urbana quanto na zona rural, a Prefeitura reinaugurou, na manhã desta quinta-feira (4), a Unidade de Saúde do Estevão, completamente reformada pela gestão.

No total, foram investidos R$ 35 mil reais de recursos próprios do fundo municipal e o espaço conta agora com sala médica, consultório odontológico, farmácia, sala de vacina, bancada para a administração de imunobiológicos, sala de enfermagem e expurgo, e a unidade foi completamente retelhada após a reforma.

“Já tem mais de 20 anos que eu moro aqui e estou achando ótimo, maravilhoso! Estávamos precisando de muitas coisas aqui!”, disse a moradora Vila Cerqueira, após o evento de reinauguração no povoado.

Para a também moradora Rosa dos Santos, são mudanças significativas para comunidade. “Antigamente, para a gente conseguir um médico aqui era um sacrifício. Muitas vezes eu fui para Salvador. Hoje, graças a Deus, a gente consegue as coisas”, desabafou.

Na visão de Rilvonete de Oliveira Barreto, é mais um benefício chegando à população. “Está trazendo assistência para o povo de Alagoinhas. Estou aqui desde 2006 e antes o posto estava todo deteriorado”, comentou.

O secretário de saúde do município, Moacir Lira, falou sobre a satisfação de entregar uma unidade totalmente requalificada à comunidade e destacou que a intervenção não é pontual.

“Garantir a cobertura em saúde é um dever nosso, é compromisso do município, é uma causa abraçada pelo nosso prefeito, do acolhimento, da humanização. Estamos valorizando, com um olhar especial, a zona rural, tanto é que hoje temos Estevão e amanhã já estaremos em Narandiba. A gente sabe que não é fácil fazer saúde. Vivemos dias de subfinanciamento do SUS. Costumo dizer que temos demandas infinitas e recursos limitados, mas trabalhamos com uma equipe competente, potente, guerreira, motivada, que tem nos permitido avançar em muitas frentes da saúde. Só nesta semana, poderemos contabilizar 4 grandes entregas e já temos também uma agenda positiva de atividades para divulgar”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a reforma da unidade não beneficia apenas a comunidade do Estevão, mas as abrangências de Papagaio I, Papagaio II, Vila São João, Macaquinho e Calu, e a moradora que, há anos, doou o terreno onde foi construída, inicialmente, a unidade, falou emocionada sobre a sensação de ver o local reformado.

“No momento, eu não consigo encontrar palavras para exprimir o que estou sentindo. Sou moradora daqui há mais de 60 anos, conheço todas as pessoas daqui do Estevão e das comunidades vizinhas. Sempre vivi aqui e sempre vi também essa necessidade. Há muitos anos, quando aqui ainda não tinha posto médico, eu doei essa área aqui. De lá em diante, foi aumentando e, graças a Deus, estamos aqui vendo essa realização hoje. Fico muito feliz”, ressaltou Dona Maria Natividade Ferreira, de 79 anos.

O prefeito Joaquim Neto enfatizou que a gestão está sensível às necessidades da população e que o intuito é justamente ampliar e facilitar o acesso dos munícipes aos serviços do setor, imprescindíveis à população. “Temos trabalhado muito, diariamente, e a saúde tem sido uma prioridade do nosso governo. Hoje eu vejo essa unidade e fico imaginando quantas pessoas serão beneficiadas, quantas vão passar por aqui. É com satisfação que entregamos a unidade reformada e nos comprometemos a trazer ainda mais melhorias, intervenções e obras à nossa cidade”, pontuou.

Estiveram presentes no evento os vereadores Luciano Almeida, Gode, Raimunda Florencio e Jorge da Farinha.

A SESAU informou que, além da Unidade de Saúde da Família do Estevão, reformada, reinaugura, nesta sexta-feira (5), a Unidade de Narandiba, às 8h. Em seguida, a partir das 10h, a pasta reúne representantes do setor para a solenidade de implantação do serviço de ultrassonografia na Unidade de Reintegração Funcional (URF) e às 11h30, no estacionamento da Prefeitura, a secretaria entrega 2 veículos à Atenção Básica.

A diretoria de planejamento em saúde comunicou também que deve entregar, ainda neste semestre, a nova base do SAMU e a sede da Vigilância.

Confira o álbum de fotos:
SESAU - Reforma do Posto de Saúde - ESTEVÃO