Instagram
Facebook
YouTube

Prevenção e Combate à Hipertensão: Secretaria Municipal de Saúde promove ação educativa nas unidades básicas e intensifica a realização de exames


23 de abril de 2018, 17:16

Na semana de prevenção e combate à hipertensão, marcada pelo dia 26 de abril, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), vai intensificar as ações realizadas pela equipe para conscientizar a população quanto aos riscos de doenças do sistema cardiovascular.

De acordo com representantes da SESAU, nesta quarta-feira (25), uma força-tarefa com profissionais da saúde deve realizar ecocardiogramas e exames duplex scan de carótidas e vertebrais, disponibilizados no Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH), como parte da ação desenvolvida pelo poder público municipal.

Na quinta-feira (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão, a SESAU promove atividades educativas de prevenção em todas as unidades de saúde e propõe debates sobre as formas de complicação da doença que podem alterar significativamente a qualidade de vida do cidadão.

Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão mata 300 mil indivíduos anualmente, 30 por hora, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), e o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde informa que a doença afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

Segundo profissionais da área, entre os fatores de risco estão o tabagismo, hábitos alimentares irregulares, obesidade, hereditariedade, diabetes e envelhecimento. A Hipertensão Arterial também aumenta as chances da ocorrência de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual e outras complicações.

Com as ações desenvolvidas ao longo dessa semana em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde pretende alertar a população, mostrar a importância da atenção aos cuidados no trato do sistema cardiovascular e também atender a uma demanda que, de acordo com a SESAU, estava reprimida no setor.

A Secretaria informou que, para ter acesso ao atendimento no CAIDH, quarta-feira, é necessário que o indivíduo apresente documento de identidade, cartão do SUS e a guia de solicitação do exame com carimbo da regulação.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo