“Luz, câmera, ação”. É com alunos da rede municipal de ensino e instrutores da Polícia Militar que a cena começa. A ação, que faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem 3 pilares e um objetivo: alertar, debater e prevenir crianças e adolescentes com relação às drogas, à violência e ao consumo de bebidas alcoólicas.
É apostando na conscientização entre jovens das escolas municipais, aproximando Polícia Militar e comunidade e fazendo da escola um ambiente para a formação de multiplicadores no combate às drogas que instrutores desenvolvem as atividades do programa, derrubam barreiras da falta de acesso à informação e caminham, vislumbrando novas perspectivas.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/WhatsApp-Image-2019-07-25-at-18.54.44-1024x576.jpeg)
Foto: Ana Maria Simono
Nesta quinta-feira (25), alunos das escolas municipais se uniram a educadores, a profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e a policiais militares para mais uma Caminhada do PROERD em Alagoinhas.
Não é a 1ª vez que estudantes do município se mobilizam como parte das ações desenvolvidas com o programa. Desde 2008, atividades do PROERD têm sido realizadas no âmbito municipal e, na gestão Joaquim Neto, tiveram início as caminhadas pela conscientização na cidade.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/48373838992_40888d12c1_k-1024x678.jpg)
Foto: Roberto Fonseca
“O intuito da caminhada é mostrarmos um pouco do trabalho desenvolvido nas escolas, para a comunidade saber que a Polícia Militar se preocupa e trabalha em parceria com a Secretaria de Educação. Nossa intenção não é apenas combater as drogas, mas fazer com que essas crianças não venham a utilizar a droga. A gente costuma dizer que a escola ganha de três formas: com o policiamento preventivo que ali está, já que a presença do policial inibe algumas situações, com o ensinamento propriamente dito e na aproximação com a comunidade”, salientou o instrutor da PM Júlio Mendes.
Para o secretário municipal de educação, Jean Afonso, é uma parceria positiva que gera reflexos de cunho educacional e social. Segundo o gestor da pasta, ampliando debates, expandindo espaços de discussão, unindo esforços e fazendo do combate às drogas uma pauta coletiva é possível alcançar resultados efetivos.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/WhatsApp-Image-2019-07-25-at-18.54.21-576x1024.jpeg)
Foto: Divulgação
A caminhada, este ano, tem um diferencial: pela primeira vez, a ideia da gestão SEDUC é que se faça a caminhada também no distrito de Riacho da Guia, nesta sexta-feira (26), a partir das 8h30.
A Caminhada fecha a programação da Semana de Prevenção às Drogas, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, mas a gestão municipal enfatizou que o debate e as ações não se encerram com o final da grade prevista. Segundo Jean Afonso, o impacto das drogas e os transtornos causados por substâncias entorpecentes, bem como a conscientização, são parte de um debate constante e de uma luta permanente.
![](https://www.alagoinhas.ba.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/WhatsApp-Image-2019-07-25-at-10.09.38-1024x768.jpeg)
Foto: Divulgação/SEDUC
Nesta quinta-feira, participaram da Caminhada do PROERD alunos das escolas Álvaro Muller, Isaías Figueiredo, Uirassu Batista, Paulo Freire, Helenita Santana, Miguel Calmon e Álvaro Palmeira.
Álbum de fotos: Roberto Fonseca