Profissionais da Educação socializam experiências no Seminário de Boas Práticas Inspiradoras

11 de dezembro de 2023, 18:39

Com o objetivo de socializar as práticas desenvolvidas nas unidades escolares da rede municipal, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), promoveu, nesta segunda-feira (11), o Seminário de Boas Práticas Inspiradoras, na Câmara de Vereadores. A iniciativa reuniu profissionais da educação das séries iniciais, que apresentaram os resultados de projetos e sequências didáticas desenvolvidas durante o ano letivo 2023.

O Seminário de Práticas Exitosas oportunizou aos educadores da rede um espaço de divulgação de ações potentes realizadas em diferentes unidades escolares. Os trabalhos apresentados por profissionais que lecionam do 1° ao 5º ano, abordaram os tema: Combater a Infrequência Escolar, pela professora Cleonice B. da Silva; Família x Escola: parceria que dá certo, por Stays Santana da Silva; Parceria família escola, por Joseilza de Matos Santos; Todas as letras: pela professora Maria da Conceição Santos Reis de Oliveira; Minha professora é assim… (Língua Portuguesa – Produção Textual) por Renata Cardoso dos Santos; Moeda do Comportamento (Matemática) por Enirar Gama Santos; Uma competição através de uma abordagem dinâmica e participativa (Matemática), por Rosimeire Santos; Diário de Bordo pelas professoras Olindina/Jackeline Azevedo.

O secretário de Educação Gustavo Carmo, destacou a importância da ação e salientou que os educadores têm trabalhado de forma muito significativa para assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes. “Essas iniciativas favorecem a criação de espaços de diálogo, que contemplam os mais variados temas da educação. É muito importante salientar que essas ações também são fortalecidas nos espaços de formação continuada e ampliadas pelos profissionais da educação nos seus espaços de atuação.”, explicou o gestor.

A subsecretária de Educação, Keite Maria, evidenciou que esse é o primeiro seminário de práticas inspiradoras e garante outras edições. “Iremos realizar outras vezes para que nossos professores possam mostrar seu trabalho e socializar com toda a rede as produções que os professores fazem em sala de aula. Essa ação marca um novo momento para a educação do município, que é a valorização do professor e demonstra o trabalho realizado durante o ano de 2023, durante a gestão do prefeito Joaquim Neto”, disse.

Para a diretora pedagógica Suyane Cristina, além de proporcionar a socialização e reflexões quanto aos saberes vivenciados na rede municipal, o seminário também abordou diversos aspectos do ensino e da aprendizagem. “Esse evento tem como objetivo incentivar os demais professores a desenvolverem seus trabalhos de forma significativa, mostrando que é possível desenvolver uma prática cada vez mais fundamentada e eficaz”, concluiu.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM