Desde 2017, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), organiza o Natal Iluminado, um evento múltiplo, com diferentes ações, em torno da temática natalina. Os principais monumentos da cidade já estão com iluminação especial, além da Praça Rui Barbosa, que também recebe uma Feira Natalina de Artesanato até o dia 23 de junho.
Na iluminação da cidade, contabiliza-se 5 mil pisca-piscas de 10 metros (50 mil metros), 3 mil micro lâmpadas de led, mais árvore de Natal com 10 metros de altura, túnel em formato de coração e iluminação cênica na prefeitura (fachada e arcadas imperial no solo).
A programação ainda conta com o Natal de Luzes e Cores, Foyer da Biblioteca Maria Feijó, com Casa do Papai Noel e Papai Noel humano para registro fotográfico com as crianças e familiares, além de dois presépios (um feito com materiais recicláveis) e uma Exposição de artistas visuais.
“Nós todos sabemos que o elemento central do Natal é o nascimento do Menino Jesus, comemorado no 25 de dezembro. Durante todo o mês, o espírito natalino inspira as pessoas a pensarem sobre a solidariedade, a fraternidade, a convivência pacífica e o fazer o bem”, declarou a secretária da pasta Iraci Gama. “A SECET tem procurado trazer elementos diferenciados que misturem a economia criativa com a atividade artística, a produção cultural e a elevação espiritual. Tudo isso misturado, a gente chama de Natal Iluminado”.
Na segunda-feira (18), às 19h, acontece o Natal Literário, no Memorial Conselheiro Rui Barbosa, com a entrega de duas obras literárias com produção de professores pesquisadores, com a temática Alagoinhas: uma sobre comunidades quilombola e outra sobre uma ação durante o golpe de 1964. Os livros terão distribuição gratuita para as bibliotecas, instituições culturais e universidades, juntamente com outros sete títulos que compõem a coleção, organizada sob a orientação da SECET. Os outros cinco livros serão entregues em 2024.
E terça-feira (19) e quinta (21) vão acontecer apresentações musicais no deck da Fonte Luminosa. Na terça (19), com o grupo de música clássica Quinteto Sinfônico, às 19h, seguido pelo Coral da Igreja Batista. No dia 20, se apresenta o Coral Sementes de Luz, da Comunidade Espírita, e no dia 21, o Coral das Crianças da Catedral e o Terço dos Homens, ambos da Igreja Católica. “Estamos praticando o ecumenismo durante essas apresentações porque a nossa intenção é intolerância zero”, ressaltou Iraci Gama.
Na sexta-feira (22), a Fanfarra Tradicional fará um concerto natalino, após apresentação inicial, descendo uma das laterais da Rui Barbosa. O concerto terá participação de sax, violino, violoncelo. “Teremos música para ouvir e se sentir bem, que nos faça respirar fundo e eleva o nosso espírito e pensamentos”.
Para o encerramento do Natal Iluminado, no dia 23, a SECET está preparando uma surpresa, a partir das 19 horas.
Fotos: SECOM