O Projeto Idoso que Pinta, Canta e Dança, baseado em ações de protagonismo, cidadania e lazer para a pessoa idosa realizou, ao longo do segundo semestre de 2022, atividades diversas para os idosos acompanhados pelos 05 CRAS, e as 07 Instituições de Longa Permanência para Idosos do município, com documentação regularizada.
Proposta pelo Conselho Municipal do Idoso e desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Programa do Idoso/Banco Santander, a iniciativa foi estruturada mediante sete eixos técnicos: integração, ludicidade, dança, música, protagonismo, artes e digital. Com base nesses eixos foram oferecidas oficinas com atividades de dança, biblioteca itinerante, digital, artes, formação de coral, cinema, campeonato de jogos, dentre outros.
O objetivo é “proporcionar atividades que visem o fortalecimento da valorização do papel social dos idosos, seus saberes e experiências através de atividades que possibilitem a melhoria da qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável e ativo”, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela parceria com o Santander.
No mês de dezembro, as ações foram voltadas para o encerramento do ano. Estão sendo realizadas confraternizações com buffet com oferta de lanches e mini-panetones, bem como apresentações culturais e de coral, em momentos estratégicos. Foram contemplados com estas atividades mais de 1.500 idosos.
Confira alguns momentos do Projeto Idoso que Pinta, Canta e Dança: