Público vai ao delírio na primeira noite do Circuito Oficial do São João de Alagoinhas

22 de junho de 2024, 12:49

Foi dada a largada para o maior circuito oficial de São João da região, em Alagoinhas. Ontem (21), milhares de pessoas lotaram a avenida Joseph Wagner para curtir os shows de Thizio do Acordeon, Trio Nordestino, Capim Canela e Unha Pintada. A noite foi marcada por um momento histórico: o batismo do circuito com o nome de Forrozeiro Zé Ribeiro, em homenagem ao artista falecido em junho de 2023, logo após se apresentar em um evento. A programação vai até domingo (23), com grandes nomes da música baiana e nacional.

O Circuito Forrozeiro Zé Ribeiro conta com uma mega estrutura para atender ao público nos três dias de festa. Além do grande palco, o evento conta com camarote para pessoas com deficiência (PCD). Para viabilizar a estrutura, a Prefeitura de Alagoinhas, que realiza o evento, abriu mão do tradicional espaço oficial onde eram recebidas autoridades para priorizar o conforto e segurança das PCDs. “O camarote conta com estrutura de acessibilidade e banheiros adaptados inclusive para cadeirantes” destaca George Caboré, secretário de Agricultura e um dos organizadores do evento. Segundo ele, o projeto foi elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e disponibiliza posto médico com a sala vermelha, para atendimento a casos mais graves, e a sala amarela, para receber pessoas que necessitem de cuidados mais detalhados durante o atendimento. Outro espaço, maior, é a sala de observação, com quatro leitos. Marlucy Lima, coordenadora do plantão, destaca que cerca de 10 profissionais – incluindo médico, enfermeira e técnicos de enfermagem, dão suporte ao evento.

O São João de Alagoinhas é uma realização da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), e apoio da deputada Ludmilla Fiscina e do governo do Estado. A festa conta ainda com apoio da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Circuito Forrozeiro Zé Ribeiro
Desde o início da gestão de Joaquim Netto, em 2017, Zé Ribeiro sempre esteve presente nas comemorações juninas da cidade.

“A Câmara Municipal de Alagoinhas tomou uma atitude muito dignificante, a partir da proposta dos vereadores Thor de Ninha e Anderson Baqueiro, aprovando a homenagem a Zé Ribeiro. Em função disso, a Secretaria de Cultura preparou uma homenagem junto à família do músico, para marcar o novo nome do circuito a partir de 2024”, explica Iraci Gama, secretária de Cultura, Esporte e Turismo. No palco, familiares de Zé Ribeiro receberam das mãos da secretária uma placa celebrativa da homenagem. A entrega aconteceu no encerramento da primeira apresentação da noite, a de Thizio do Acordeon, que também é familiar de Zé Ribeiro.

Programação dias 22 e 23
A programação no Circuito Forrozeiro Zé Ribeiro segue hoje e amanhã com grandes nomes de Alagoinhas, da região e do Brasil.

Hoje, dia 22, as atrações são Gil Cardoso, Mulheres Perdidas, Emily Pereira e Thiaguinho. As atrações sobem ao palco a partir das 20h30.

Amanhã, dia 23, o evento traz Guto Cabaré, Chiquinho & Banda Forró Pesado, Xotemania, Zé Felipe e Calcinha Preta, que abre a festa às 19h. A abertura da noite terá a presença do artista Zé Livrório, que fará intervenções com o público infantil.

A São João também acontece no Riacho da Guia, com shows de Birão, Zé Duarte e Chiquinho & Banda Forró Pesado.

Fotos: Secom