A Vigilância em Saúde (VISAU), através da Equipe Multidisciplinar em Endemias, deu início à atividade de reinstalação dos PIT (Postos de Informações dos Triatomíneos), referente ao Programa de Chagas, nos dias 27 e 28 de junho. As unidades que receberam os postos inicialmente foram: Riacho da Guia, Sauipe, Narandiba e Estevão.
Os PIT’s são instalados em localidades estratégicas em zonas rurais do município (na zona urbana fica localizada na Central de Endemias) para levar mais esclarecimentos sobre a doença de Chagas e o que fazer se encontrar um desses insetos parecidos com o Triatomíneo (popularmente conhecido como Barbeiro).
A VISAU orienta que, caso sejam encontrados os insetos, estes devem ser levados ao PIT mais próximo, para serem encaminhados para a identificação e as devidas ações.
“Alagoinhas está identificada como área de baixo risco, mas estamos sempre em alerta, no monitoramento. O cuidado e meios de prevenção devem ser contínuos. Em parceria com o Estado, através do Núcleo Regional de Saúde (NRS), cada PIT está recebendo banner com informações importantes e também ocorrerão palestras nesses locais”, explicou a diretora em Saúde, Telma Pio.
Outros PIT’s serão reinstalados em outras localidades pactuadas com o NRS no mês de julho. No total são 08 PIT’s para monitoramento.