RUA DA PALHA: Moradores fazem homenagem durante entrega da requalificação da rua na sexta-feira (26)

27 de junho de 2020, 17:43

“Vem vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora não espera acontecer” (…) “ Prefeito você mudou a nossa história. #ValeuJoaquim” (…) Nossos agradecimentos as secretarias por acreditar em nossos sonhos #MariadasGraças. Essas foram algumas das frases que puderam ser lidas na sexta-feira (26), na entrada da Rua da Palha, em Alagoinhas Velha, como agradecimento dos moradores ao prefeito Joaquim Neto e a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças Reis, pela realização da obra de requalificação do local.

A homenagem aconteceu minutos antes da entrega oficial da nova Rua da Palha, que recebeu pavimentação em paralelo, drenagem das águas pluviais, execução de calçadas e meio-fio – a inauguração foi realizada às 19h, via transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura e respeitando a orientação da Organização Mundial de Saúde para evitar aglomerações.

Para Seu Bira, um dos representantes da rua, o serviço realizado foi realmente de qualidade. Ele lembrou que o local era de chão batido, que a grande luta dos moradores era em relação a pavimentação e revelou que surpreendeu em relação a qualidade da drenagem. Para traduzir o sentimento dos moradores, citou um trecho da música “Maior”, de Milton Nascimento: “Eu sou maior do que era antes”. “É como eu vejo na cara de cada um dos moradores dessa rua”, disse Seu Bira.

A vice-prefeita Iraci Gama parabenizou o trabalho realizado pela SECIN, reforçando a importância de um serviço feito com empenho: “a maneira como a equipe entrou aqui para dar continuidade ao trabalho que foi interrompido não era apenas a vontade de dizer eu vou fazer, mas era principalmente a vontade de fazer bem feito. E isso é o mais importante”, disse a gestora, que também pediu que os moradores preservem a requalificação da rua, uma vez que essa é uma responsabilidade de todos, não apenas da Prefeitura.

Iniciada em fevereiro e orçada em quase R$ 170 mil, a obra era um compromisso de resolver uma demanda antiga da população, sobretudo em relação à acessibilidade no local. “Essa entrega nos orgulha muito. Uma rua com drenagem e pavimentação adequadas é uma rua com mais saúde e mobilidade. E a SECIN é uma secretária que trabalha em prol do bem-estar da população. Eu, como filha de Alagoinhas, quero o melhor para minha cidade, os problemas são muitos, mas estamos no caminho certo”, enfatizou a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças Reis.
A secretária também explicou que houve um estudo para definir a melhor intervenção para a localidade. “A rua, por ser uma descida, uma ladeira, necessariamente o asfalto não seria a melhor opção. O paralelo possibilita a infiltração da chuva no solo e isso diminui a velocidade da água(…). Agora a rua está totalmente requalificada, digna dos moradores.
O prefeito Joaquim Neto reforçou a preocupação da gestão com a realização de obras que possibilitam melhorias na qualidade de vida em todas as instâncias. “Todas as obras são importantes. Nós nos preocupamos com as grandes ruas, ruas de médio porte e ruas de pequeno porte e é isso que nós estamos fazendo em toda Alagoinhas. Lançamos um projeto próprio da Prefeitura, com recurso próprio e vamos fazer intervenções como essa aqui na Rua da Palha em vários bairros da cidade”, garantiu o prefeito, que lembrou que os moradores da localidade esperaram por mais de 16 anos para terem seu pedido atendido.

“Essa obra é de cada um de vocês. É o resultado da perseverança dos moradores e a certeza do nosso compromisso em fazer mais. Nós estamos fazendo tudo que é possível, estamos trabalhando de domingo a domingo para dar cada vez mais conforto a todos os moradores da nossa Alagoinhas, sem distinção”, afirmou Joaquim Neto.

Além da Rua da Palha, a Secretaria de Infraestrutura (SECIN) deve entregar nos próximos dias a pavimentação da Rua Santo Antônio e travessas, e segue realizando obras em diversos pontos da cidade, a exemplo da pavimentação da Avenida da Leste, na Maria Quitéria e Padre Araguaia, a macrodrenagem da Cavada, o novo galpão de confecções, a drenagem e pavimentação na 8 de Dezembro, Antônio Conselheiro, Chico Mendes e Getúlio Vargas, e a troca de mais de 300 manilhas na Rua Ingá entre outros.