Salto qualitativo em educação: Alagoinhas participa do encontro “Redes que Transformam”, da Fundação Lemann, em São Paulo

1 de outubro de 2019, 16:29

Selecionada para participar do programa “Educar pra Valer”, a cidade aposta em modelos avançados de ensino para elevar os índices de aprendizagem nas escolas do interior baiano

Foto: Divulgação/SEDUC

O prefeito Joaquim Neto, o secretário municipal de educação, Jean Afonso, a subsecretária da pasta, Keite Lima, a diretora pedagógica Suyane Cristina Ferreira e a coordenadora Queila Conceição estiveram, no último final de semana, em São Paulo, para o encontro “Redes que Transformam”, promovido pela Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos que há 15 anos trabalha em parceria com instituições, governos e sociedade civil por uma educação pública de qualidade para todos.

O encontro, realizado no Embu das Artes, é um desdobramento de 4 programas apoiados pela Fundação Lemann: Conectando Saberes, Formar, PARC (Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração) e Educar pra Valer – do qual Alagoinhas faz parte desde o início do ano.

A proposta é que, com a cooperação técnica gratuita oferecida através do programa nas áreas pedagógica e de gestão, o município possa alavancar o índice de aprendizagem entre os alunos matriculados, estimulando professores, envolvendo as coordenações e aproximando equipe técnica das unidades de ensino.

Selecionada ao lado de outras quatro cidades, em todo o estado, para participar do “Educar pra Valer”, Alagoinhas já sente, segundo a gestão municipal, os efeitos da formação continuada, da aplicação de diagnósticos entre os estudantes, do acompanhamento escolar e da intensificação de atividades. “O trabalho realizado e as ações colocadas em prática no decorrer de 2019, com apoio dos programas e o envolvimento da equipe da Secretaria Municipal de Educação, de professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e alunos demonstraram uma perspectiva real de avanços educacionais”, ressaltou o gestor da pasta, Jean Afonso.

Segundo ele, a participação no encontro da Fundação Lemann, que congrega profissionais da educação de vários estados, engajados na perspectiva de melhorias para o ensino-aprendizagem, reflete o comprometimento da gestão Joaquim Neto com os avanços na área educacional e também permite, aos profissionais, compartilhar experiências, trocar, falar sobre os desafios, interligar interesses, articular e pensar transformações sistêmicas para as unidades em que atuam.

Nos dias 28 e 29 de setembro, o Chefe do Executivo Municipal, o secretário de educação, a subsecretária, a diretora pedagógica e a coordenadora participaram de palestras, sessões de bate-papo, salas temáticas sobre alfabetização, educação integral e formação continuada, além de painéis sobre instrumentos de avaliação no trabalho pedagógico, competências da BNCC e estratégias integradas de inovação. Os profissionais de Alagoinhas também tiveram contato, no evento, com projetos premiados, relatos de experiências exitosas e moderadores nacionalmente reconhecidos na área da educação.

Foto: Divulgação/SEDUC

“O evento foi muito produtivo. Discutimos o processo de ensino aprendizagem. Socializamos saberes e fazeres, compartilhamos experiências com outros municípios que conquistaram avanços significativos e vimos um pouco da experiência de países como a Índia e Singapura, tudo isso tendo em vista alavancar o índice de desenvolvimento da educação”, afirmou Suyane Cristina Ferreira, diretora pedagógica de Alagoinhas.

Para o prefeito Joaquim Neto, que foi a São Paulo para participar das discussões, o encontro reforça a importância da educação enquanto peça-chave para o desenvolvimento. “A expectativa é que a gente cresça ainda mais, que os nossos alunos tenham condições plenas para o desenvolvimento na série escolar e possam enxergar, através do conhecimento compartilhado, novas oportunidades. Em contato com o que de mais avançado se discute hoje, em termos de educação, e trocando informações com cidades brasileiras que evoluíram, podemos ter ainda mais clareza sobre os passos concretos que temos dado para a evolução e os avanços na qualidade da educação dos nossos estudantes em Alagoinhas”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

De acordo com o prefeito, a previsão, a partir do trabalho realizado, é melhorar qualitativamente a educação com resultados efetivos já na próxima avaliação do IDEB, que será realizada dentro de 40 dias.

Quando assumiu a gestão municipal, em 2017, Joaquim Neto deu um salto na avaliação dos Anos Iniciais: embora não tenha alcançado a meta de 4,5 do Ministério da Educação, com poucos meses à frente da Prefeitura, o município registrou a marca de 4,2 no IDEB. Em 2015, esse índice era de 3,9. A previsão agora, segundo a Secretaria de Educação, é superar o número preconizado tanto nas métricas dos Anos Iniciais quanto na avaliação dos Anos Finais.