Saúde em Alagoinhas: UPA 24h de Santa Terezinha é inaugurada e município recebe mais uma ambulância

9 de outubro de 2024, 09:57

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 03 de setembro, a Unidade de Pronto Atendimento de Santa Terezinha. Esse equipamento, que funcionará 24h, vai impactar positivamente a saúde de Alagoinhas, com uma melhora da oferta de atendimento de urgência e emergência a toda população. Além disso, irá diminuir a demanda por atendimento no Hospital Regional Dantas Bião.

A UPA dispõe de nove leitos, sendo dois de urgência, um de isolamento e seis leitos de observação.  Há espaços destinados especificamente à realização de exames de raio x, de eletrocardiograma, de suturas e curativos, para inalação e reidratação e pediatria;  a previsão é de 4,5 mil atendimentos mensais. O equipamento foi custeado por recursos próprios do município, do Governo do Estado e do Governo Federal.

A unidade funcionará como um local de primeiro atendimento, em que o paciente recebe os primeiros socorros e é acolhido até ter seu quadro clínico estabilizado, ficando em observação ou, se necessário, podendo ser encaminhado a um hospital.

Além da presença do prefeito Joaquim Neto e da deputada estadual e primeira-dama Ludmilla Fiscina, a solenidade de inauguração da UPA contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Saúde Roberta Santana. Na ocasião, o governo estadual entregou uma nova ambulância para o município de Alagoinhas, fruto de emenda da deputada Ludmilla.

“A entrega dessa unidade de pronto atendimento é de grande importância não só para esse bairro, para outras comunidades e também para reduzir as filas de espera por atendimento” avaliou o governador.

O governador aproveitou a oportunidade para visitar ainda as obras do novo Hospital Regional de Alagoinhas, que está revisto para ser inaugurado em maio de 2025.

Fotos: Roberto Fonseca