Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente promove café da manhã com debates sobre empoderamento feminino nesta sexta-feira (8)

8 de março de 2019, 17:52

Como parte das programações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura promoveu, na manhã desta sexta-feira (8), um café da manhã com bate-papo sobre feminicídio e Lei da Maria da Penha, realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA).

Foto: Kekeu/SECOM

A facilitadora do debate foi a comandante da Guarda Municipal, Renata Fortaleza, responsável pela criação da Patrulha Maria da Penha, em Alagoinhas, que chamou a atenção, esta semana, para a luta por direitos das mulheres e para o combate à violência contra a mulher.

“Lembramos as mulheres que temos o que comemorar, mas temos mais o que lutar. Discutimos empoderamento feminino, porque não adianta falar sobre o dia da mulher sem que essa mulher tenha consciência de que esse dia é para buscarmos nossos direitos, para lembramos que existem muitas mulheres sofrendo violência, sofrendo por conta do machismo e de como existem sutilezas nesse machismo que nos aprisiona. É importante essa reflexão, para alcançarmos, cada vez mais, os nossos espaços. Aqui em Alagoinhas, estamos com a Patrulha Maria da Penha, que é um trabalho feito para as mulheres com medida protetiva, que passam a ser acompanhadas diariamente. É só refletindo sobre esses aspectos que a gente poderá avançar”, destacou Fortaleza.

Foto: Kekeu/SECOM

O psicólogo Danilo Santos também participou do bate-papo e a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), que idealizou a proposta, informou que o objetivo principal foi possibilitar um momento de troca de experiências, aprendizado e compartilhamento voltado principalmente ao público feminino.

“O espaço de fala hoje foi das mulheres. Mais do que nunca, observamos como é importante ouvir, compartilhar histórias, nesse aprendizado coletivo de desconstrução do machismo, de reflexão sobre políticas públicas que assegurem os direitos das mulheres e de combate a todas as formas de violência”, pontuou o secretário da pasta, José Edésio.

Foto: Kekeu/SECOM

O café da manhã, oferecido pela secretaria, a partir das 8h, foi aberto ao público. Cerca de 30 pessoas participaram da iniciativa.