Instagram
Facebook
YouTube

Secretaria de Saúde (SESAU) esclarece motivos da vacinação de guardas municipais


21 de janeiro de 2021, 20:30

Tendo em vista as matérias veiculadas sobre a vacinação dos guardas municipais, cumpre esclarecer que: 

Tratam-se dos profissionais que fazem parte da equipe fixa das Unidades de Saúde que estão atuando diretamente no enfrentamento à COVID-19. 

A vacinação aconteceu seguindo as orientações do Plano Nacional de Saúde, Plano Estadual e Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19. 

Vale ressaltar que os municípios receberam um número abaixo do esperado de doses, não sendo possível, neste momento, a vacinação imediata da totalidade do público-alvo elencando na 1ª fase. Neste sentido, o Estado da Bahia pactuou o público, com base no Informe técnico do Ministério da Saúde, publicado em 18/01/2021, a serem vacinados neste momento, sendo eles:

 

Trabalhadores de Saúde que atuam em Unidades de enfrentamento COVID; Idosos acima de 60 anos resistentes em Lares de idosos e os colaboradores destas instituições; pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizados;

 

De acordo com o Plano Nacional e Informe Técnico do MS referido acima, são considerados trabalhadores de Saúde:

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas. Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

No município de Alagoinhas, estão sendo vacinados todos os idosos e colaboradores dos Lares de Longa Permanência, profissionais da UPA COVID, profissionais da emergência, UTI e Ala COVID do Hospital Dantas Bião e HCA, e os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde municipais que realizam acolhimento, classificação de risco em pacientes suspeitos e/ou confirmados e realização de exames diagnóstico.

 

Prefeitura de Alagoinhas

Secretaria Municipal de Saúde

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo