Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo encerra 2017 com balanço positivo de ações nunca antes realizadas no município

29 de dezembro de 2017, 16:17

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) encerra 2017 com uma participação efetiva no governo Joaquim Neto. Isso porque a SECET atuou com incentivos diretos às áreas de Cultura e Turismo sem perder de vista os espaços de práticas esportivas.

No primeiro semestre do ano, a Secretaria se organizou para fazer um diagnóstico das principais necessidades do município e, a partir do segundo semestre restaurou, requalificou e intensificou ações junto aos locais de esporte e cultura na cidade.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se o apoio constante aos campeonatos esportivos, com a realização da 1ª Copa das Areias e o fortalecimento dos times locais, o incentivo aos festejos juninos e a outras datas comemorativas, como o Aniversário da Cidade e o Sete de Setembro, além de oficinas e cursos oferecidos gratuitamente à população.

O ponto alto do setor, segundo a vice-prefeita Iraci Gama, ficou por conta da inclusão de Alagoinhas no mapa do Turismo. Ela também relembrou a participação na Expo Alagoinhas e ressaltou o envolvimento da Secretaria nos eventos de apoio à mulher desde março deste ano.

Para fechar 2017 com o fortalecimento das atividades empreendidas, a SECET também organizou o Programa Natal Alagoinhas, com uma mescla de atividades artísticas, culturais e esportivas nunca antes realizada pelo poder público municipal. A Secretaria não mediu esforços para ampliar a área do Ginásio de Esportes e, além da Copa das Areias, promoveu a “Corrida dos Amigos”, incentivando a prática esportiva em diferentes modalidades.

No âmbito do calendário municipal, a SECET promoveu a 1ª Virada Cultural que deve entrar para o cronograma do município como legado de valorização da Cultura e preservação do patrimônio histórico local. Com uma programação inédita e mais de 24h de shows e atividades, a Virada – que começou com as “Janelas Cantantes” de corais no salão verde da Prefeitura – trouxe uma miscelânea de atrações, entre poesia, música, dança e teatro. “O destaque foi a apresentação das Ganhadeiras de Itapuã com a participação da cantora Virgínia Rodrigues. Eram 16 mulheres no palco fazendo a plateia inteira dançar, sambar lindamente por duas horas, numa integração total artista x comunidade”, afirmou Iraci Gama.

A cantora reverenciada por grandes nomes da música popular brasileira e o grupo de mulheres internacionalmente conhecido subiram ao palco depois de atrações locais, como o samba de roda das comunidades rurais e quilombolas do município e destaques da música baiana, como o forrozeiro Júlio César. Foi a primeira vez que a voz de Virgínia Rodrigues – classificada pelo The New York Times como “celestial” – ressoou por uma cidade do interior baiano, em um show inédito em Alagoinhas. “É preciso fazer um agradecimento todo próprio a Joaquim Neto, que foi aceitando as sugestões das diferentes propostas apresentadas por esta Secretaria e, no caso das Ganhadeiras de Itapuã, assumiu conosco a responsabilidade e o compromisso de superar algumas limitações para homenagear as mulheres de Alagoinhas com esse maravilhoso show. Alagoinhas há de lembrar sempre disso, Joaquim”, pontuou a vice-prefeita.

Iraci Gama também fez agradecimentos detalhados aos corais, organizadores, regentes e componentes dos grupos que se apresentaram. A gratidão se estendeu aos técnicos da torre de som, às bandas que subiram ao palco, ao público, ao secretário Harnoldo Azi e à SESEP pelo especial e cuidadoso trabalho da iluminação, e aos colegas das várias secretarias, autarquias e gabinete. “A SECET considera 2017 um ano de muita produção e bons resultados e declara sua disposição de continuar trabalhando intensamente em 2018, sempre contando com a parceria de todos”, finalizou Iraci Gama.

Entre as metas para o próximo ano estão a reforma do prédio da Biblioteca, a realização de novos eventos e a ampliação das manifestações culturais nas mais diversas linguagens.