Secretaria Municipal de Saúde informa atualização dos casos de coronavírus em Alagoinhas; município registra óbitos pela doença

14 de maio de 2020, 11:50

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), informa que 2 pacientes em idade avançada chegaram a óbito em Alagoinhas, após infecção pela COVID-19. A informação foi confirmada na noite da última quarta-feira (13), quando o município recebeu o resultado de coletas laboratoriais positivas, com a atualização de novos casos. A 1ª vítima de coronavírus na cidade é uma senhora de 102 anos, que deu entrada no Hospital Regional Dantas Bião com síndrome respiratória e chegou a óbito no domingo (10). O resultado da amostra, entretanto, saiu ontem (13), positivo para COVID-19, e as equipes de Vigilância já estiveram na instituição de permanência onde ela residia, para acompanhamento e monitoramento das pessoas com as quais teve contato. Todos os idosos do local tiveram amostras coletadas e serão testados para COVID-19.

O paciente do sexo masculino, de 82 anos, cujo caso foi confirmado no último domingo (10), e que permanecia internado no Hospital Dantas Bião – conforme divulgado em boletim epidemiológico do município – também foi a óbito, na noite de ontem (13), após agravamento do quadro. Ele chegou a ser regulado, com previsão de transferência para um hospital na capital baiana, mas não resistiu e é a 2ª vítima de coronavírus na cidade.

A SESAU salienta que é com pesar que informa os 2 óbitos por coronavírus e reitera o compromisso e a transparência com a população, no que se refere à divulgação dos casos confirmados. A Vigilância Epidemiológica do município reforça também que, em alinhamento com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, emite, diariamente, boletins epidemiológicos com as atualizações. Esses informes são disparados uma vez ao dia, inclusive aos finais de semana, e a padronização, em alinhamento com a SESAB, tem como objetivo atenuar possíveis inconstâncias, já que os dados são dinâmicos, garantindo o tempo necessário para o aprofundamento e detalhamento das investigações epidemiológicas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as equipes atuam com o cumprimento, em integralidade, dos protocolos ministeriais, e o boletim atualizado, com o quadro epidemiológico de Alagoinhas – incluindo os óbitos registrados – será emitido nesta quinta-feira (14).