SEDUC recebe visita do Centro Lemann para fortalecimento da formação de Lideranças Educacionais do município

27 de setembro de 2023, 10:11

Com o objetivo de aproximar o Centro Lemann e as redes participantes do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, através do diálogo, acompanhamento e fortalecimento dos processos de mobilização e engajamento das lideranças, articulação política e implementação de práticas, foi realizado um encontro de formação e desenvolvimento de rede com todas as lideranças participantes do Programa (diretoras escolares e técnicos da secretaria de educação) nos dias 25 e 26 de setembro.

Durante o primeiro dia, na segunda-feira (25), aconteceu uma reunião com a equipe técnica, secretária adjunta e com o vice-prefeito Roberto Torres, para fazer o alinhamento da visita e apresentar o panorama da rede. “Esse momento foi para identificar quais são as dificuldades, perceber as potencialidades, para que possamos fomentar mais a educação para o município”, explicou a subsecretária Keite Maria.

No segundo dia de formação foram discutidos temas como Educação, Equidade e LAB (Laboratório de transformação Sistêmica) uma metodologia desenvolvida pelo Centro Lemann, que é uma forma de conduzir processos com maior foco nos resultados esperados, com um viés colaborativo e criativo, tendo como elementos principais a centralidade das pessoas e a interação.

“Três escolas nossas foram identificadas pelo Centro Lemann, através das respostas dos autodiagnósticos que foram realizadas em suas Unidades Escolares e socializaram suas experiências aqui. O autodiagnóstico consiste, em linhas gerais, na análise de contexto, levantamento de prioridades e criação de soluções com foco na promoção da aprendizagem de todos os estudantes. Depois dessa etapa, as escolas mobilizam agentes de mudança e identificam as ações, os prazos e as pessoas que serão diretamente responsáveis por cada etapa. Essa é uma atividade que visa a transformação sistêmica, onde todas as escolas municipais e Secretária, passarão”, explicou Vanessa Dantas, articuladora do Programa de Formação de Lideranças Educacionais.

Também no segundo dia foi assinado a Carta-Compromisso pelo secretário de Educação Gustavo Carmo e o vice-prefeito de Alagoinhas Roberto Torres, onde foi reafirmado o compromisso em promover aprendizagem de qualidade com equidade na Educação Básica, comprometendo-se a promover encontros regulares, no âmbito da Jornada de Engajamento e Desenvolvimento de Rede, seja com a equipe do Centro Lemann, seja com a equipe técnica da secretaria e com as lideranças da rede, para discutir estratégias e políticas educacionais; avaliar e aprimorar as condições estruturantes da secretaria para qualificar a gestão da educação municipal; priorizar e desenhar ações e práticas estratégicas para promover acesso, permanência, melhoria de clima escolar, aprendizagem e desenvolvimento integral com equidade.
O 1º encontro presencial do Programa de Formação de Lideranças Educacionais aconteceu em maio de 2023, em Aracaju, com gestores escolares, técnicos da Secretaria e secretários de educação. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SEDUC) e o Centro Lemann.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM