Semana da Consciência Negra: Escola Municipal Eraldo Tinoco de Melo recebe Farmácia Verde da comunidade quilombola Gamba

22 de novembro de 2019, 10:07

A Escola Municipal Eraldo Tinoco de Melo recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), uma Feira Verde de produtos naturais e fitoterápicos. A ação contou com a presença de representantes de Gamba, comunidade quilombola do município de Entre Rios, e foram apresentados os produtos medicinais que são produzidos com materiais 100% naturais da própria comunidade, dentre eles: balas medicinais, xaropes, óleos de massagem, sabonetes em barra e as chamadas “tinturas”, usadas para diversas enfermidades.

Segundo moradores da comunidade, além de apresentar uma alternativa aos produtos químicos, a Feira Verde é também uma forma de resgate e valorização da cultura. As plantas e ervas que a comunidade utiliza para fins medicinais são, com a Feira Verde, estruturadas também em formas de grupos produtivos.

A ação foi ainda educativa: em contato com os produtos, os alunos da escola municipal encontraram informações sobre saberes ancestrais, aprenderam sobre história, memória coletiva e suscitaram reflexões sobre a luta contra o preconceito.

De acordo com a gestão escolar, a Semana da Consciência Negra contará com atividades dentro e fora da sala de aula voltadas à construção coletiva e ao compartilhamento de experiências a partir das reflexões propostas.

“Essa é uma semana de chamar a atenção, de gritar contra o preconceito”, destacou Railda Valverde, gestora da escola. “Além disso, é muito importante que as crianças conheçam a história, que discutam, a partir disso, memória, identidade, ancestralidade, representatividade”, completou a gestora.

Confira as fotos:

Foto: Roberto Fonseca