Semana do Meio Ambiente é comemorada com palestras educativas, plantio de árvores e oficina sobre recursos hídricos em Alagoinhas

7 de junho de 2024, 11:28

A Semana do Meio Ambiente, comemorada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi marcada por ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA).

As atividades começaram no dia 04, com palestras educativas sobre a importância da reciclagem em escolas da rede municipal e estadual, ministradas pela equipe da SEDEA. No dia seguinte, Alagoinhas sediou uma oficina participativa sobre o Plano de Recursos Hídricos do Recôncavo Norte e Inhambupe, bacia a qual pertence junto com outros 49 municípios da região.

Da oficina, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, do Governo do Estado, participaram integrantes da sociedade civil, incluindo a área acadêmica e gestores públicos. Representantes da SEDEA e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas estiveram presentes. As oficinas fazem parte da fase de diagnóstico da elaboração do Plano e serão realizadas em outros três municípios que integram a Bacia do Recôncavo Norte.

Diego Silva, coordenador de projetos da Profill, empresa contratada pelo Governo do Estado para desenvolver o Plano de Recursos Hídricos desta região, explicou que “esse plano é um planejamento territorial que informa quanto se produz de água em determinada região e o que se tem de demanda, resultando num balanço hídrico que dirá se está faltando ou sobrando água e define que ações precisam ser tomadas pelos poderes públicos para se que faça o melhor aproveitamento desses recursos. Assim, é possível que haja água suficiente para o pleno desenvolvimento das atividades dos municípios”.

De acordo com Renan Ferreira, diretor de Meio Ambiente da SEDEA, “o plano será de grande importância para nossa comunidade, pois além da sustentabilidade tratará de meios socioeconômicos com a produção agrícola e hortigranjeiro dentre outros que dependem exclusivamente da água de nosso município”

Para finalizar a semana, a SEDEA realizou o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e características da região em locais estratégicos da cidade. Foram plantados 30 exemplares de Pau Brasil, Ipê Amarelo, Sibipuruna, Oiti e Caraíba na Praça José Café, na avenida Murilo Cavalcante, na Praça Kennedy, no Jardim Imperial e no bairro 2 de Julho.

Na praça José Café, no Inocoop 2, foram plantadas árvores em substituição a três outras que foram envenenadas e mortas, tendo que ser retiradas do local.

Fotos: Roberto Fonseca e Divulgação