Na última semana, de 16 a 20 de setembro, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Alagoinhas (SMTT) promoveu mais uma edição da Semana de Trânsito, ação que ocorre nacionalmente e que busca reforçar as ações educativas e de conscientização dos personagens do trânsito, sejam motoristas ou pedestres.
A abertura do evento ocorreu no dia 16, com um momento de palestras voltadas para agentes de trânsito e colaboradores da SMTT. As palestras foram ministradas por representantes do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST/SENAT, apoiador do evento, e trataram sobre direção defensiva, psicologia do trânsito e a influência das emoções no modo de dirigir.
Ao longo da semana foram montados estandes no centro da cidade para receber o público que estava a pé e com seus veículos. No local, houve prestação de serviços da SMTT e dos parceiros apoiadores, como distribuição de cartilhas de segurança de trânsito, entrega de sacola de lixo para veículos, testes rápidos de glicemia, aferição de pressão, avaliação nutricional, massoterapia e divulgação de cursos e serviços.
Na sexta-feira (20) foi realizada uma simulação de acidente de trânsito bastante realista, para mostrar como proceder em situações de acidentes graves e conscientizar a população sobre os perigos da imprudência no trânsito. A simulação envolveu a participação de equipe de resgate e de brigadistas do Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, ambulância e guincho.
Para Ana Paula Santos, que compõe a Comissão de Educação no Trânsito da SMTT, o evento foi um sucesso e atingiu os resultados esperados. “A semana foi bastante produtiva, teve ótima participação da população. Acredito que teve um impacto positivo junto à sociedade, conscientizando as pessoas sobre a direção defensiva. Ações como essa nos aproximam do público e desmitifica o papel do agente de trânsito apenas como autuador, mas também como alguém que orienta e apoia”, destacou Ana Paula.
A programação segue ainda em alguns dias da próxima semana, como palestras em escolas e em associações moradores de Alagoinhas.
Fotos: Roberto Fonseca