SEMAS promove ato de valorização da mulher no Julho das Pretas

26 de julho de 2017, 13:10

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Alagoinhas, através da Diretoria de Reparação Racial e com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Direito das Mulheres (COMDEDI), promoveu a Marcha das Pretas, como parte das comemorações do Julho das Pretas. Este ano foi a primeira vez que o evento contou com o apoio da Prefeitura.

Aulão de zumba, marcha pelo centro da cidade, rodas de conversa, apresentações artísticas e uma boa feijoada foram algumas das atividades que aconteceram nesta terça-feira (25), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

“Este ano, além de toda importância da data para a valorização da mulher negra, comemoramos uma importante conquista para a sociedade civil: a criação do COMDEDI, que saiu do papel depois de 16 anos de muita luta”, explica Marizélia dos Santos, diretora de reparação racial. Ainda segundo ela, a legislação que regulamenta a criação do conselho data de 2001, mas nunca havia sido implementada em Alagoinhas.

A programação do Julho das Pretas continua neste sábado (29), com roda de samba e atendimento médico para mulheres negras pelo Ônibus da Saúde da Secretaria de Saúde (SESAU), na Central de Abastecimento, a partir das 8h. Na próxima segunda-feira (31), acontece a sessão especial na Câmara para entrega da medalha Tereza de Benguela, promovida pela Associação da União de Terreiros Religioso de Matriz Africana de Alagoinhas (AUTRMAA) com apoio da SEMAS.

Fotos: Bigu Góes/SECOM