Servidoras do SAAE têm dia de homenagens e palestras sobre o Dia Internacional da Mulher

9 de março de 2017, 06:00

Embaladas ao som de voz e violão de Rita Menezes, as servidoras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas (SAAE) viveram hoje (8) um dia diferente da rotina diária. O Dia Internacional da Mulher foi marcado por música, palestras e discursos que valorizaram ainda mais a mulher na autarquia. Como convidadas, a vice-prefeita Iraci Gama Santa Luzia, secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Cecília, do gabinete, e o corpo diretivo da Embasa, representado por Felipe Madureira, gerente regional, José Hélio Braz, gerente administrativo e financeiro, Andreia Barreto, coordenadora de meio Ambiente, Denise, engenheira e Arleide, assistente social.

O evento, realizado no auditório do SAAE, no antigo prédio do Tiro de Guerra, começou com a apresentação de um vídeo produzido pela Ascom – Assessoria de Comunicação Social, com fotos e depoimentos de servidoras, seguido de uma palestra com a psicóloga Roseane Massariol Soares.

Abordando temas do cotidiano e da vida ancestral da mulher até os dias de hoje, a psicóloga Roseane trilhou sua palestra pelos infindáveis caminhos da mulher, de seus medos, suas angústias, sua tensão, raiva e aspirações, interagindo de forma dinâmica com as servidoras ao utilizar mecanismos de mobilização entre elas, formas de vivenciar o convívio fraterno e harmonioso no dia a dia.

“Sejamos poderosas no nosso papel de mulher, mas sem medir forças com o masculino, sejamos amigas, mantendo o equilíbrio e a essência feminina”, disse Roseane Massariol, lembrando o legado histórico de dez gerações que cada mulher carrega em seus ombros, mostrando os medos e sacrifícios vividos por elas. “Cada mulher carrega uma tocha olímpica como trunfo”, concluiu.

A professora Iraci Gama contou um pouco de sua história ao longo dos 54 anos dedicados à educação, sua dedicação às causas da mulher em diversos momentos, a representação de José Gomes, quando, em seu mandato, em substituição a ela na Câmara Municipal, apresentou a proposta de criação da Delegacia da Mulher em Alagoinhas, hoje uma realidade.

Ela relatou também a vinda, nesse mesmo período, da Comissão de Direitos Humanos e da Mulher na Assembleia Legislativa da Bahia, quando a proposta da DEAM foi reforçada.

Ela também falou da mulher na política, de sua dedicação diuturna aos assuntos da cultura e educação, lembrando o fato de Chico Reis, ex-prefeito e hoje colaborador do governo de Joaquim Neto, e ela quando da indicação de um dos nomes para a composição da chapa. Ela saiu vencedora, mas não considera Chico reis um perdedor, pois a presença de uma mulher na chapa daria um novo fôlego à campanha.

O diretor geral do SAAE, José Gomes da Silva, que estava acompanhado da esposa Zeza e da sua filha Lara, contou um pouco de sua história na política, no setor de saneamento e do novo momento da autarquia. “Na Câmara Municipal eu fui a metade mulher de Iraci Gama, quando a substituir temporariamente, levando para o Legislativo algumas de suas proposições.

O evento foi encerrado ao som de voz e violão da servidora Rita Menezes, que emocionou o público com seu talento.

Ascom SAAE
Fotos: Adriano Machado