SESAU e Núcleo Regional de Saúde convocam população para se vacinar contra febre-amarela

6 de março de 2017, 21:00

Em entrevista nesta segunda-feira (06) ao radialista Aílton Borges na rádio Digital FM, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e o coordenador do Núcleo Regional de Saúde, Rogério Ramos, convocaram a população de Alagoinhas para se vacinar contra febre-amarela.

Eles explicaram que oito primatas foram encontrados mortos próximos à região do Estevão e da Calú e em pelo menos dois casos foi confirmada a contra-prova de morte por febre-amarela silvestre.

Os gestores disseram que toda a população das duas localidades já foi vacinada. O secretário Rodrigo Matos agradeceu ainda o empenho dos agentes de endemias, que foram vacinar as pessoas mesmo fora do seu horário de trabalho.

Matos e Ramos informaram que os lotes de vacinas chegaram a todos os postos de Alagoinhas na ultima sexta-feira e há vacinas suficientes para toda a população.

“Até o momento não houve o registro de febre-amarela em humanos em Alagoinhas e estamos trabalhando para isso não acontecer”, afirmou Rodrigo Matos.

Rogério Ramos lembrou que os sintomas da febre-amarela são febre, dores musculares nas costas, dores de cabeça, náuseas e vômitos. Segundo ele, uma quantidade mínima de pessoas evoluem para os casos mais graves da doença.

Rodrigo explicou que a taxa de óbito nos casos mais simples da doença é de 5% a 10%, mas pode chegar a até 50% nos casos mais graves. “A taxa de óbitos é alta, mas se vacinar é muito importante, porque a taxa de sucesso das pessoas imunizadas é quase de 100%”, afirmou.

O secretário explicou que pessoas que já tomaram duas vacinas quando adultos já estão imunizadas contra a febre-amarela. “Aquela orientação antiga de que a cada dez anos se precisava de um reforço não existe mais. A OMS, inclusive, não recomenda mais nem a segunda dose de reforço para adultos”, disse.

Ele lembrou, entretanto, que crianças abaixo de cinco anos precisam fazer outra vacinação após 10 anos. Já idosos acima de 65 anos e gestantes devem consultar um médico antes de se vacinar.

O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, acompanhou a entrevista dos dois gestores direto do estúdio da rádio e agradeceu a ambos por estarem agindo de forma a prevenir a doença e trazer tranquilidade à população.

Crédito da foto: Roberto Fonseca/SECOM