SESAU participa das ações educativas da Semana Municipal de Trânsito

23 de março de 2018, 17:02

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) participou ativamente das ações educativas promovidas pela Semana Municipal de Trânsito, organizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Durante a manhã desta sexta-feira (23) foram realizadas diversas atividades, como ações voltadas para a saúde bucal com orientações sobre escovação em um estande montado com escovódromos para as crianças. Além disto, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) simulou um acidente de trânsito a fim de ilustrar para a população como funciona o atendimento.

Na ocasião a equipe fez uma simulação realística envolvendo uma motociclista com uso indevido de capacete, ela foi projetada após ultrapassagem. O cenário deixou expostas as ocorrências diárias que envolvem vítimas graves no trânsito e aumentam as estatísticas com potencial de sequelas e complicações.

O atendimento durante simulação foi realizado pela equipe do SAMU composta por Dr Lyeside Monteiro, enfermeira Thais Melo, técnica de enfermagem Marly Teixeira e condutor socorrista Eugênio Magno. Pela gravidade do caso procedimentos invasivos foram realizados na cena com posterior condução da vítima ao Hospital Regional Dantas Bião.

A comunidade foi Orientada quanto às medidas de prevenção no trânsito e as ações imediatas para o acionamento do serviço especializado SAMU 192 com atendimento seguro. A ação tem a intenção de conscientizar todos os agentes que participam do trânsito, sejam eles condutores ou pedestres sobre suas responsabilidades e condutas adequadas para prevenção de acidentes e harmonia no trânsito.

Durante toda semana outras atividades foram realizadas, como palestras nas zonas de maior número de ocorrências que envolvem o trânsito: na Unidade de Saúde da Família de Santa Terezinha, por exemplo. Este bairro é destaque juntamente com Barreiro e Rua do CATU.

Já na Unidade de Reintegração Funcional profissionais promoveram palestras sobre medidas de prevenção no trânsito (uso de cinto de segurança, capacete, bebê conforto) e orientações de condutas frente às ocorrências que envolvem o trânsito. A equipe também esteve na maternidade com as mulheres, conduzindo as orientações sobre transporte seguro no trânsito com o uso do cinto de segurança, bebê conforto e cadeirinha.