Com o objetivo de trazer uma perspectiva na prevenção à saúde mental no ambiente de trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou, nesta quinta-feira (21), uma roda de conversa em alusão as ações voltadas ao Setembro Amarelo. A atividade aconteceu na Câmara de Vereadores.
Trazendo como tema “A importância do cuidado da saúde mental no ambiente de trabalho como forma preventiva nas ideações e tentativas de suicídio”, foram explanadas palestras sobre: “Direitos do Trabalhador e da Trabalhadora com Adoecimento Psíquico relacionado ao Trabalho”, com a advogada trabalhista Laurieta Costa; “A importância do olhar do profissional médico para a Saúde Mental do Trabalhador e da Trabalhadora”, com o médico João Pereira; e “Mitos e Verdades do Impacto do Trabalho na Saúde Mental do Trabalhador e a importância de medidas preventivas”, com a psicóloga do CEREST Alagoinhas Steleyjanes Galdino.
A coordenadora do CEREST, Cristiane Correia, afirmou que objetivo principal é trabalhar o Setembro Amarelo dentro da perspectiva da prevenção do suicídio no ambiente de trabalho. “Dentro dessa temática estamos trazendo casos com a Síndrome de Burnout que é um transtorno mental que trata sobre a questão do esgotamento físico e emocional relacionado ao trabalho de profissionais, principalmente, da área de saúde, da educação, da segurança pública, que sofrem pressões nos seus ambientes de trabalho, metas abusivas. Nosso objetivo é despertar o olhar para o cuidado com a sua saúde mental e também falar sobre medidas preventivas, que são as práticas integrativas. Também é importante destacar o acompanhamento psicológico em caso de sofrimento emocional relacionado ao trabalho, acompanhamento psiquiátrico, o autocuidado e práticas integrativas – yoga, meditação, atividade física, dentre outros” explicou sobre o trabalho do Cerest que identifica e estabelece o encaminha para a Rede Municipal de Saúde para o trabalhador faça o acompanhamento.
Para a secretária de Saúde, Laína Passos, nunca foi tão importante falar sobre saúde mental, “especialmente a saúde mental dos trabalhadores”. “Eu tenho dito nos espaços em que tenho a oportunidade de fala que nós estamos vivendo uma nova pandemia, uma pandemia pelo adoecimento da nossa saúde mental. Então precisamos estar atentos, precisamos estar o tempo todo debruçados no cuidado à saúde mental dos trabalhadores. Então, estamos aqui recordando a necessidade desse cuidado, reforçando o quão imprescindível é uma linha de atenção dentro da saúde mental específica ao trabalhador”, afirmou a gestora.
Foto: Roberto Fonseca / SECOM