Seguindo o movimento nacional de prevenção do suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o Conselho Municipal de Saúde (CMSA), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) e a Câmara Municipal de Vereadores promovem, nesta sexta-feira (14), uma sessão especial, no órgão legislativo, para debater abertamente sobre suicídio em Alagoinhas.
A intenção, segundo o secretário municipal de saúde, Moacir Lira, é discutir formas de enfrentamento ao suicídio e políticas públicas de prevenção na cidade. “Falar sobre o tema é o ponto de partida. Precisamos discutir as causas, formas de tratamento e riscos. Além de um problema de saúde pública e de saúde mental, é uma questão que envolve vários setores, como o social e a educação. É necessário que a gente reúna sociedade civil, órgãos municipais, conselhos e poder público para promover debates e ampliar as discussões”, ressaltou.
Segundo ele, em grande parte dos casos registrados, os sintomas por trás do suicídio estão relacionados a questões de saúde mental e a transtornos que, se diagnosticados previamente, podem evitar o ato, daí a importância de se falar sobre depressão, transtornos familiares, ansiedade, fobias, alterações de humor, compulsões e outras psicopatologias.
“Já estamos intensificando, com apoio das escolas e associações, os debates sobre suicídio com a comunidade e também com profissionais da Atenção Básica e da Média Complexidade, que se transformam em multiplicadores e ajudam a promover reflexões, trabalhando formas de enfrentamento”, pontuou Moacir Lira.
No Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa coloca o fim na própria vida. Se a comparação for com dados gerais é ainda mais preocupante: a cada 40 segundos, há 1 suicídio no mundo. Os registros da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio é a 3ª causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, e a 7ª, entre crianças com idade entre 10 e 14 anos.
Para redobrar a atenção com os números alarmantes e reduzir os casos, oferecendo ajuda e adotando ações preventivas, os municípios têm aderido, desde 2014, à campanha “Setembro Amarelo”, visando à conscientização e ao debate sobre o assunto.
No dia 10 de setembro – instituído como Dia de Prevenção do Suicídio – a discussão é relembrada e os governos de diferentes países debatem estratégias para a prevenção.
Em Alagoinhas, as instâncias municipais realizam palestras sobre o tema no dia 14, a partir das 19h, na Câmara Municipal. Confira a programação completa:
Programação Setembro Amarelo:
19h20: Políticas Públicas voltadas às Pessoas com Ideação Suicida
Itamar Carneiro (Conselho Regional de Psicologia da Bahia CRP-03. PPGSC- Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS)
19h50: Política Pública Municipal a Pessoas com Ideação Suicida
Dr. Moacir Lira (Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas (SESAU)
20h20: Perfil das Pessoas com Ideação Suicida
Steleyjanes Rodrigues (Psicóloga, Doutoranda em Educação, Espec. Psicologia Hospitalar; Espec. Obesidade e Emagrecimento, Presidenta Conselho Municipal de Saúde)
20h50: Necessidade da Intervenção Medicamentosa diante da Intervenção Suicida
Dra. Simone Paes (Médica Psiquiatra, Instituto da Psiquê)