Instagram
Facebook
YouTube

SMTT realiza ciclo de palestras sobre alterações no Estatuto do Desarmamento e o uso de drogas no trânsito


4 de julho de 2019, 22:40

Foto: Kekeu

A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou, nesta quinta-feira (04), na Câmara de Vereadores, um ciclo de palestras sobre os temas “Substâncias Psicoativas na Condução de Veículos” e “Estatuto do Desarmamento e suas Alterações”. O evento, destinado aos guardas municipais,  agentes de trânsito e  do Corpo de Bombeiros, foi uma oportunidade para a construção coletiva de conhecimento por meio do compartilhamento de experiências. “Os órgãos de segurança pública, que muitas vezes atuam de forma individualizada nas suas funções, tiveram hoje mais um espaço para falar sobre suas dúvidas e aprendizados, o que possibilita que os grupos avancem coletivamente em termos de integração”, avaliou o Superintendente da SMTT, Alberto Menezes.

Foto: SMTT

O Perito Criminal e Coordenador do Laboratório de Química Forense do Estado de Sergipe, Nailson Correia de Araújo, foi o convidado para mediar os debates, nos quais foram abordados a identificação de drogas sintéticas, seu efeitos no organismo, comportamento dos usuários,  procedimentos legais em cada caso e o trabalho de perícia destas substâncias. Num segundo momento, os profissionais também puderam tirar todas as dúvidas sobre o decreto que muda as regras do porte e posse de armas no país. Para o perito, que também é integrante do Comitê Estadual do Desarmamento em Sergipe, a medida, cuja aprovação ainda será votada na Câmara de Deputados, contraria a Lei  10.826, de 2003, o chamado Estatuto do Desarmamento, com a flexibilização dos procedimentos para a aquisição, o cadastro, o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munições.  Nailson afirma que o texto estimula uma “cultura de violência” e desonera o estado da responsabilidade de garantir segurança à população. “ ‘Vamos liberar porte de armas para todo mundo!’  Com isso, eu entendo que o estado está dizendo que não tem condições de oferecer segurança a ninguém. Em vez de focar no fortalecimento das instituições, opta-se por armar as pessoas. Será que este é o caminho?” questionou o palestrante.

Foto: Kekeu

De acordo com Nailson, o ciclo de palestras realizado hoje, faz parte de uma série de encontros que vêm sendo promovidos pelo estado de Sergipe em diversas cidades da região Nordeste com o intuito de difundir o conceito de integração entre os órgãos de segurança pública. “Quanto mais os órgãos estiverem integrados, mais eficaz será o resultado. Hoje, nada se faz individualmente e, nos encontros, eu busco mostrar a importância das cidades adotarem os mesmos procedimentos, para que os bancos de dados sejam alimentados de forma homogênea e os resultados sejam analisados de forma padronizada, garantindo muito mais sucesso nas operações”, explicou.

“As palestras foram muito esclarecedoras,  serviram para elucidar muitas dúvidas que ainda tínhamos, especialmente sobre o Estatuto do Desarmamento. Quero parabenizar a SMTT, o palestrante Naílson  e os demais parceiros pela realização desse encontro que veio para acrescentar na formação dos nossos profissionais e no desenvolvimento das instituições de segurança pública da região”, afirmou a Comandante da Guarda Municipal de Alagoinhas, Renata Fortaleza.

Também participaram do evento, Ednoildison Valverde, capitão da Polícia Militar da Bahia,  Sargento Jair, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoinhas e agentes da Coordenação de Transporte e Trânsito do município de Catu (CMTT).

Foto: Kekeu

Foto: Kekeu

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo