Sucesso em participação popular, MOMENTO M levou ação estendida com realização de exames à Policlínica neste final de semana

14 de outubro de 2019, 12:36

Depois de beneficiar mais de 1200 mulheres no Momento M – com um número recorde de contempladas pelos serviços de saúde, na Policlínica Municipal –, a Prefeitura estendeu a ação e, neste final de semana, após pré-agendar pacientes, promoveu uma atividade estendida com a equipe de saúde, que levou exames de mamografia e ultrassonografia no período da manhã ao Parque Floresta.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

Sucesso em participação popular, a ação, direcionada ao cuidado integral à Saúde da Mulher, foi realizada a partir das 7h, no sábado e no domingo, com a presença da carreta de rastreamento do câncer de mama.

“Muitíssimo boa [a ação]. Está acontecendo e mulheres que há mais de 5 anos não faziam mamografia estão fazendo. Eu mesma, há 3 anos não faço. Eu falei com Steleyjanes e ela me ajudou muito e me incentivou a vir. Estou vindo depois da missa e fico muito agradecida. Esse trabalho vai evitar muitos óbitos, tenha certeza disso”, disse a professora aposentada Elza da Cruz Oliveira, de 71 anos.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

Jardilene Santos, de 50 anos, que participou, no sábado, e foi atendida, também avaliou positivamente a iniciativa. “Estou achando ótima, maravilhosa! Isso aqui é uma bênção para o povo de Alagoinhas. Poderia ter sempre, não só no Outubro Rosa, né?”, comentou, enquanto Efigênia Maria de Cruz, de 67 anos, ressaltou, também no sábado, que “foi muito bem recebida por todos”.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, as ações fazem parte do programa Acelera Saúde e não são isoladas. “Com a alta demanda e o sucesso de participação popular, na quinta-feira, resolvemos ampliar, estender os atendimentos, e o resultado foi mais uma ação exitosa que levou atendimento, acolhimento e cuidado às nossas mulheres. Mas a programação não acabou. Tem muita coisa ainda, com uma extensa agenda de atividades que programamos, atendimento em horário estendido das unidades de saúde da zona urbana e da zona rural, com o Corujão da Saúde, e muitas outras atividades até o final do mês. É o programa Acelera Saúde chegando e aproximando a comunidade dos profissionais de saúde do nosso município”, salientou a gestora da pasta.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

O prefeito Joaquim Neto esteve acompanhando de perto os atendimentos, no domingo, e ressaltou a satisfação de ver as pessoas bem acolhidas pela equipe. “É a saúde atuando de ponta a ponta em Alagoinhas”, destacou o Chefe do Executivo Municipal.

Foto: Divulgação/SESAU

As ações do Outubro Rosa, voltadas à Saúde da Mulher, continuam. Nesta segunda-feira (14), o Corujão chega à Unidade de Saúde da Família Pau Brasil, em Alagoinhas IV, que funciona em horário diferenciado, das 18h às 21h, com atendimentos voltados especificamente ao cuidado integral às mulheres de Alagoinhas.