A tradicional Trezena de Nossa Senhora de Fátima, realizada pela Diocese de Alagoinhas, começa nesta quarta-feira, 01 de maio, na Praça Santa Isabel, Matriz de Fátima, às 19h30. Apoiada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), os 13 dias de devoção encerrar-se-ão com uma solenidade, no dia 13 de maio, às 19h.
O tema deste ano é “Com Maria, reacendemos a esperança numa sinfonia vocacional, reafirmando nossa comunhão e missão” e o lema “faça-se em mim segundo a sua palavra”. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem à frente o Padre Betinho, um dos responsáveis pela trezena, expressão de devoção e fé para a comunidade católica.
Nossa Senhora de Fátima é uma das formas como a Virgem Maria é venerada. Ela é associada às aparições que teriam ocorrido em 1917, na cidade de Fátima, em Portugal, a três crianças pastoras: Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto. Segundo a tradição, durante essas aparições, Nossa Senhora teria feito várias revelações e pedidos aos três pastorinhos. Ela é considerada um símbolo de fé e devoção para milhões de católicos ao redor do mundo.
Além de expressão cultural, uma trezena promove um período prolongado de reflexão e devoção, permitindo que os participantes mergulhem mais profundamente em sua fé e em suas intenções. Também proporciona um senso de continuidade e comprometimento com a prática religiosa ao longo dos treze dias, fortalecendo a espiritualidade individual e coletiva.