Uma nova profissão: começa o curso de Cuidador(a) de Pessoas Idosas oferecido pela Prefeitura de Alagoinhas

30 de junho de 2023, 12:36

Visando fomentar a geração de renda por meio da formação qualificada, além de garantir o bem-estar e maior proteção aos idosos do município, a Prefeitura de Alagoinhas, via Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou, nesta sexta-feira (30), a aula inaugural do Curso de Cuidador(a) de Pessoas Idosas.

Realizado na sede da Líder Cursos (Praça Rui Barbosa, 163), das 8h às 12h, nas sextas-feiras, o curso, que tem duração de 2 meses e carga horária de 40 horas, superou as expectativas de inscritos, tendo todas as suas vagas preenchidas com poucos dias da abertura de inscrições.

A qualificação tem a parceria do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e abordará noções básicas da geriatria, de nutrição saudável, de primeiros socorros, da gerontologia, e o desenvolvimento de atividades lúdicas para entretenimento.

Ministrada por Helaine Karine de Santana, a iniciativa é uma forma de buscar mais valorização e compreensão da ocupação de cuidadores de idosos. “Infelizmente, ainda existe um preconceito quanto a esta função, umas das razões é a desvalorização dos trabalhos de cuidado e o estigma em relação à velhice. Um mercado como este, que está em constante expansão, carece de mudanças urgentes nesse quesito”, observou a professora.

Maria do Carmo, uma das matriculadas no curso, com a sua nova farda em mãos, agradeceu a oportunidade: “no momento sou diarista, já havia cuidado de idosos outras vezes, mas agora terei a chance de estar qualificada e com maiores conhecimentos nesta função. Com certeza, se abrirão para mim novas portas de trabalho, só tenho a agradecer”, concluiu.