Junho chegou e com ele trouxe o som do triângulo, da zabumba e da sanfona. E essa mistura de ritmos que deu foi a largada ao São João de Alagoinhas 2023.
Durante a noite de ontem (23), mais de 60 mil pessoas estiveram presentes na Avenida Joseph Wagner para apreciar os grandes cantores e Bandas que passaram pelo palco do São João de Alagoinhas com nomes como Marcinho Sensação, Unha Pintada, Cida Pitaia e Xotemania, que foram as atrações da noite.
“Estamos muito satisfeitos com a culminância dos festejos juninos. Essa é uma das melhores festas da Bahia e do Brasil, então é uma alegria muito grande poder fazer parte disso tudo. E o melhor: com toda tranquilidade, conforto e segurança”, explicou a secretária de Cultura, Iraci Gama, sobre os festejos juninos.
A noite começou com o show da artista da terra Cida Pitaia, seguido pelo forró raiz de Xotemania. Na sequência, o cantor Marcinho Sensação, dono de hits que passeiam pelo bregafunk e o piseiro, fez a festa dos alagoinhenses. Encerrando a noite, a banda Unha Pintada levou as pessoas ao delírio com a sofrência do arrocha.
Os festejos juninos em Alagoinhas tiveram início no dia 12 de junho com o Trem do Forró; seguido pela Vila de Santo Antônio D’Alagoinha que ocorreu do dia 16 a 20 de junho; e mais dois dias de animação, 21 e 22 de junho, com o São João Alternativo no Mercado do Artesão.
Hoje (24) a programação está prevista para iniciar às 19h, com shows das bandas Zé Ribeiro, Orquestra Sanfônica, Aline Canário do Reino, Paroara do Acordeon e Matheus e Kauan.
Outros aspectos
Além das atrações, o circuito oficial do São João de Alagoinhas conta com estrutura pensada para agradar a todos. Com cerca de 230 ambulantes e barracas, é possível encontrar todo tipo de comida e bebida, na festa.
A segurança do local também foi pensada para promover conforto para todos que passassem pelo circuito com a Base Integrada de Segurança, que teve o apoio da Guarda Municipal, assim como do 4º Batalhão de Polícia Militar, bombeiros, brigadistas e seguranças privados responsáveis por controles de acesso.
Também foi montado, na Avenida Joseph Wagner, um pronto atendimento com a equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde e que conta com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para a assistência direta; equipe de apoio responsável pela recepção e higienização do local; e condutor de ambulância, totalizando uma média de 11 profissionais por dia.
As ambiências foram organizadas com a composição de uma sala vermelha para as situações de gravidade, uma sala amarela para procedimentos e uma sala verde para atender a necessidade de observação e uso de medicamentos. Como medida de segurança, uma ambulância -tipo Suporte Básico- está disponibilizada no local para a realização de transporte imediato para a unidade hospitalar se necessário.
Confira mais imagens: