Unidade de Reintegração Funcional promove ação em comemoração ao Outubro Rosa

26 de outubro de 2023, 20:43

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na manhã da última quarta-feira (25), diversas ações da Unidade de Reintegração Funcional (URF) como parte da programação do Outubro Rosa.

As atividades são importantes não apenas para o fortalecimento de vínculos, mas para a valorização, acolhimento e o atendimento à saúde das mulheres. “O evento do Outubro Rosa é a menina dos olhos da nossa unidade de reintegração. Porque eu falo com muito prazer que nós fomos os pioneiros em todo o território. O município de Alagoinhas foi o primeiro a ter o projeto de atendimento motor de fisioterapia assistencial de reabilitação voltado para pacientes com diagnóstico oncológico e vítimas de câncer de mama há aproximadamente oito anos atrás”, disse a coordenadora técnica da URF de Alagoinhas, Juliana Prata.

Juliana explica que o projeto se solidificou e hoje está em plena execução. “Essas mulheres que passaram por processos de quimioterapia, radioterapia, foram mutiladas, e elas precisavam de olhar mais atencioso da fisioterapia”, completa.

Durante todo o dia foram disponibilizados os serviços de podologia, psicologia, ginástica laboral com educador físico, liberação miofacial, práticas integrativas e complementares em saúde tais como: terapia, ventosaterapia, aromaterapia, depilação, limpeza de pele, maquiagem, corte de cabelo, dentre outros.

Além disso houve uma palestra sobre saúde da mulher, com destaque para a importância do autoexame, com a ginecologista obstetra doutora Janine Prata, que é referência no município de Alagoinhas em todo o território circunvizinho.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM