Instagram
Facebook
YouTube

Vacina contra a Gripe está disponível para toda a população


5 de julho de 2018, 16:18

Com o encerramento da campanha de vacinação contra a gripe no final do mês de junho, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) disponibilizou as doses remanescentes para a população. A ação segue orientação do Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita.

A vacina ficará disponível nas 34 Unidades Básicas de Saúde de Alagoinhas a toda a população até que o estoque chegue ao fim. Os usuários deverão se dirigir a uma das unidades de Saúde, munidos de documento oficial. A campanha de vacinação da gripe iniciou este ano em 23 de abril, com exclusividade para o público prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. Esse grupo é definido de acordo com a suscetibilidade em ter complicações em caso de gripe: Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, puérperas, trabalhadores de saúde, professores e portadores de doenças crônicas

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Claudine Ramos, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário ainda podem se vacinar. “A vacina ainda estará disponível para o público-alvo, mas agora não de forma exclusiva”, explica ela.

Doença 

A gripe (influenza) ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem. Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios.

O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Orientações

A doença não costuma trazer maiores consequências. Mas em alguns casos pode haver complicações. Por isso é importante se prevenir, com cuidados com a higiene para evitar a proliferação do vírus.

É preciso higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar as mãos com água e sabonete, quando possível. Outra dica é evitar aglomerações e locais fechados.

Se tiver com os sintomas de gripe (febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios) é importante buscar atendimento médico, para receber orientação sobre a necessidade de tratamento medicamentoso.

Além disso, ao espirrar, é importante manter a “etiqueta do espirro”, para evitar o contágio de outras pessoas. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço. Evite por a mão na frente da boca e tocar em outras superfícies, contaminando-as.

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo