Valorização e incentivo ao esporte: Com apoio da Prefeitura, disputas finais da Copa Bem-Te-Vi foram realizadas neste fim de semana em Alagoinhas

14 de outubro de 2019, 18:02

Reunindo mais de 400 atletas, a Copa Bem-Te-Vi, iniciada no último dia 5 de outubro, foi encerrada neste domingo (13), após as disputas das chaves finais do campeonato.

Na categoria Sub-12, Fundação José Carvalho sagrou-se campeã da Copa e, nas disputas do Sub-14, o time Alagoinhense – que nasceu a partir da união de atletas da iniciação esportiva oferecida pelo poder público municipal – conquistou o título.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), que apoia a realização da Copa e desde 2018 incentiva jovens e adolescentes a práticas em diversas modalidades, por meio da iniciação esportiva, os eventos, torneios de Divisão de Base, campeonatos e disputas oficiais contribuem não apenas para a integração, para o aprimoramento técnico e esportivo, mas também para o desenvolvimento e para a profissionalização de futuros atletas.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

No total, jovens de 10 a 14 anos participaram da Copa Bem-Te-Vi, realizada com emenda do vereador Ozeas Menezes, que salientou a importância do esporte enquanto ferramenta de transformação social.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, lembrou que, para além do lazer, o esporte é também disciplina, senso de coletividade e responsabilidade. Segundo a professora, com o apoio a essas iniciativas, o que a secretaria visa é justamente valorizar os desportistas da terra, oportunizar encontros, favorecer o surgimento de profissionais dentro e fora de campo.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

A premiação dos campeões por categoria foi realizada na tarde de domingo, na antiga sede da Catuense, onde foram realizadas as disputas finais da Copa.

E o time campeão Sub-14, que teve na iniciação esportiva a origem de muitos jogadores, comemorou a vitória vibrante. O atleta Cauã, do Alagoinhense, artilheiro e destaque da Copa Bem-Te-Vi, já é disputado por times como o Joinville e outras equipes nacionalmente reconhecidas também estão na negociação.

Segundo a SECET, o excelente resultado evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito municipal, chama atenção para as oportunidades, através do esporte, traz visibilidade aos jogadores da cidade, ainda nas categorias de base, contribui para a prospecção de atletas e incentiva, fomenta, reconhece, fortalece iniciativas promissoras, repercute o sucesso da iniciação esportiva, oferecida pelo poder público municipal, que contempla atualmente cerca de 500 crianças e adolescentes com aulas semanais gratuitas em 5 modalidades (handebol, basquetebol, voleibol, futsal e atletismo).

Confira as fotos da final: