Vigilância Sanitária fiscaliza cumprimento do decreto e realiza inspeções como medida de enfrentamento ao novo coronavírus

7 de abril de 2020, 17:40

Equipes da Vigilância Sanitária estiveram, nesta terça-feira (7), com uma operação no centro da cidade para fiscalizar o cumprimento do decreto publicado em Diário Oficial do município, com medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Em campo, os profissionais visitaram e notificaram redes de supermercados, agências bancárias, farmácias e lotéricas, com orientação para o cumprimento das determinações e a recomendação para o distanciamento mínimo de 1,5m a 2m entre pessoas, nos estabelecimentos de serviços essenciais.

Foto: Divulgação/SECOM

“Essa é uma semana crucial para o enfrentamento ao coronavírus e nossas equipes seguem mobilizadas. É importante conscientizarmos também a população sobre o risco de exposição neste momento. Os serviços essenciais, ou seja, aqueles que não podem parar, diante da pandemia, devem cumprir as recomendações estabelecidas principalmente no que se refere a evitar aglomerações. O alto nível de transmissão da COVID-19 exige cuidados redobrados e temos visto que os países que adotaram as medidas preventivas em integralidade são os que realmente têm conseguido avançar no combate à doença”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, que acompanhou de perto as ações fiscalizatórias da Vigilância, na linha de frente do trabalho realizado no município.

Foto: Divulgação/SECOM

As ações de fiscalização são realizadas diariamente, nos turnos matutino e vespertino. De acordo com Gabriela Dutra, da Vigilância Sanitária, o trabalho foi intensificado esta semana, com orientações aos estabelecimentos e também à população. “A equipe tem trabalhado nas inspeções, na orientação com relação às normas e condutas. Estamos fazendo rondas fiscais nesses locais para a emissão dos autos de infração àqueles que ainda não estão atendendo ao decreto municipal […]. Toda equipe está empenhada 100%”, pontuou Dutra.

A Vigilância Sanitária conta com apoio de outros órgãos, como a Guarda Municipal, para as abordagens, e pode emitir desde uma autuação até a interdição imediata, nos casos reincidentes em que houver descumprimento do decreto. As atividades do comércio seguirão suspensas até o dia 15 de abril.